segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cuidado com as armadilhas do inimigo



Quando não aprendemos com o erro dos outros, temos que passar pelos mesmos erros. Precisamos observar as pessoas e tirar lições de seus erros e acertos. Vivemos um tempo de muitas negligências espirituais e o que ouvimos é o chavão: “Errar é humano”. Mas o pecado trás terríveis conseqüências. Todos nós corremos o risco de cometer pecados e também de sofrer as conseqüências. Por isso não podemos esquecer de um provérbio Chinês que diz: “A mais forte serpente pode ser vencida por uma multidão de formiguinhas” A vida do crente pode ser de um gigante espiritual, mas sua queda começa com errinhos aparentemente insignificantes que prejudicam toda sua vida. Alguns homens da Bíblia ficaram famosos por grandes vitórias, mas outros por grandes fracassos. Mas os que são mais lembrados e que mais nos ensinam são aqueles que juntaram os cacos de suas vidas e da derrota fizeram a vitória. E nesse caso se encontra a vida de Sansão, sua história tem muito a nos ensinar e podemos ser advertidos por sua experiência.
Na vida de Sansão podemos aprender duas lições bem práticas que tocam nossa vida cristã: 1) O poder de DEUS demonstrado de maneira impressionante; 2) A influência sedutora que o mundo exerce sobre os santos com a finalidade de lhes roubar a consagração.
* O segredo de uma boa armadilha é o seu poder de atração. Juízes (16:1-19)

* No Éden, Eva observou que o fruto era bom para se comer e agradável aos olhos. Gên.3:6
* A Bíblia ainda afirma que: "cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria cobiça". (Tiago 1:14)
* Sansão permitiu-se ser atraído por sua cobiça. Juízes (16:1,4)
* O inimigo sabe como ninguém buscar o ponto fraco de cada um de nós.
* Muitos caem na armadilha de menosprezar o inimigo. Juízes (16:6-16)
* Muitos caem na armadilha de não valorizar sua aliança com Deus. (Juízes 16 vs 17)
* Sansão era nazireu. Sua vida deveria ser consagrada ao Senhor e ele não valorizou esta aliança.
* Não estamos valorizando nossa aliança com Deus ao vivermos uma vida cristã medíocre.
* Muitos caem na armadilha de "dormir" na presença do inimigo. (Juízes 16 vs 19)
* Na parabola do joio, os inimigos aproveitaram-se do sono dos trabalhadores, para semearem o joio no meio do trigo. (Mt 13:24,25)
* "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" (IPedro 5:8)
* Muitos tem caído na armadilha de julgarem-se fortes por si mesmos. (Juízes 16 vs 20)
* A Bíblia orienta: "Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder".(Ef 6:10)

Um velho pregador chamado Buddy Robinson dizia: Vou morder o diabo enquanto eu tiver dentes, e depois, se eles se acabarem, continuarei morde-lo com a gengiva até destruí-lo. Isso é determinação! Uma vez consagrados ao Senhor, temos que manter determinação constante. Os mais fortes impulsos levantam-se dentro de nós para nos afastar de Deus; e talvez o mais forte de todos os impulsos seja o sexo. Devemos lembrar que uma derrota na vida espiritual não vem repentinamente, mas como no caso de Sansão, vem como conseqüência da negligência na consagração diária a Deus. Temos que vigiar nossas fantasias, pois a área que mais tem trazido escândalos é a do sexo. Esse foi o problema de Sansão, de Davi, de Salomão e tem sido o problema de milhares de pessoas. Como Dalila importunava Sansão todos os dias, a tentação será constante para todos nós. Recuse toda e qualquer pornografia, recuse toda e qualquer aparência do mal. Pare de dar desculpas as suas concupiscências, acorde para uma vida melhor, mais consagrada ao Senhor. Não devemos usar o pecado como um brinquedo mortífero, pois o pecado pode cegar e amarrar uma pessoa. Diz a Bíblia: Como cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter seu espírito” (Prov. 25:28). Assim é o homem que não tem domínio próprio, pois fica a mercê de seus inimigos. Devemos dominar nossos desejos, pois domínio próprio faz parte do fruto do espírito que é o resultado de uma vida consagrada ao Senhor.
Sansão aprendeu com sua derrota, mas nós aprendemos mais com sua derrota. Não podemos de forma alguma esquecer de consagrar nossas vidas ao Senhor cada dia. Não basta que tenhamos sido consagrados por nossos pais. Não esqueçamos de lutar com determinação contra o pecado, contra satanás e contra nós mesmos, nossos instintos. Devemos lutar até alcançar a vitória final, pois Deus não habita com o pecado. Nosso desafio é viver neste mundo como heróis, pois não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros que correm junto ao salvador. Não podemos andar sozinhos! Jesus nos convida “Tomai sobre vós o meu jugo” isto é, devemos tomar a canga, e andar com Jesus sempre e assim nunca seremos derrotados. Sadu Sundar Sing diz: O sol irradia seu calor sempre, as mudanças do dia, noite e estações não são devido ao sol, mas ao movimento da terra. Também o sol da Justiça, o Deus vivo, é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. Se nos exaltamos em alegrias ou mergulhamos em tristezas é tudo devido à posição que tomamos para com Ele. Derrota ou vitória depende de nossa posição em relação a Deus, nunca da posição de Deus.

Deus vos abençoe amados!
Graça e paz!

Um comentário:

  1. Falou tudo meu amigo. Que bom que vc tem escrevido nesse blog e levado a palavra do Senhor com tanta firmeza. Me tornei leitor do seu blog!

    ResponderExcluir