sábado, 5 de junho de 2010

Carvalho ou junípero?

Você é carvalho?



O Espírito do Senhor, Deus está sobre mim
porque o Senhor me ungiu
para pregar boas-novas aos quebrantados
e enviou-me a curar os quebrantados de coração.

A proclamar liberdade aos cativos
e a pôr em liberdade todos os algemados
e a apregoar a ano aceitável do Senhor,
o dia da vingança do nosso Deus.

A consolar todos os que choram
e pôr sobre os que em Sião de luto estão
uma cora ao invés de cinzas

vestes de alegria ao invés de pranto
vestes de louvor ao invés de espírito angustiado
a fim de que se chamem,
a fim de que se chamem
CARVALHOS DE JUSTIÇA (Isaías 61. 1 à 3)

Carvalho - Árvore de raízes profundas, resiste bravamente às tempestades e raios.

"Quem é do povo santo de Deus
É forte como a pedra
O crente é como o carvalho em vendaval
Enverga, mas não quebra."

Todas as vezes que nos deparamos com problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis.
As alegrias se vão e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.
DEUS nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.

Pois é, o carvalho é usado pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.
Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais.
Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica!
Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.
Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força.
Muitas vezes uma aparência triste!

Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!
Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!
Assim somos nós.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes!
Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!
Com raízes bem firmes e profundas no Amor de DEUS!
Podemos, com isso, compreender o que o nosso PAI maravilhoso quis nos ensinar, quando disse “COM A FORÇA QUE CRISTO ME DÁ, POSSO ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO.” Fp 4.13 .

As pessoas nascem e vivem como “juníperos” neste mundo e somente através de Deus elas podem ser transformadas em “carvalhos”.


Você é junípero?



Junípero, ou tamargueira - arbusto do deserto - de raízes sem profundidade.

Jeremias - 17 - 1 : 18

O junípero, também chamado de tamargueira, é utilizado pelo profeta em comparação com a árvore plantada junto ao ribeiro de águas, saudável, frondosa e frutífera. Trata-se de um arbusto, de aparência rude e que, devido as suas raízes atrofiadas que não penetram até o nível de água abaixo da superfície, suas raízes são superficiais não tem perspectivas de melhoras.

Tenho observado em nosso país um crescimento espantoso dos evangélicos. Em nenhuma outra época, os evangélicos passaram a crescer tanto como hoje. Evangélicos estão presentes na mídia, podem ser encontrados em todas as classes sociais e no meio artístico ou esportivo.
Mas, o que tem preocupado a muitos, e se este crescimento numérico gerado cristãos realmente comprometidos com o reino de Deus.
Precisamos abrir os nossos olhos, porque a porta que dá acesso ao reino de Deus, ainda é estreita, e Jesus disse que poucos entrarão por ela.

Atualmente muita gente diz ser evangélica. Há alguns anos atrás ser evangélico era como fazer parte de uma seitinha de fanáticos, hoje não é mais assim.
Temos visto acontecer um crescimento numérico muito espantoso e os evangélicos tornaram-se um dos mais fortes segmentos religiosos do Brasil.
Mas a questão é que muitos que frequentam igreja, estão vivendo uma vida cristã muito superficial, sem ter compromisso com reino, sem a intimidade com Deus e sem o amor a palavra de Deus.

No livro Poder para ser vitorioso, Pr Rick Warren ele diz que “…a bananeira é quase indestrutível. Você pode picá-la em pedacinhos, mas vai continuar crescendo. Pode queimá-la, mas vai continuar crescendo. Há apenas uma maneira de acabar com a bananeira: arrancando suas raízes. As raízes são a chave do fruto. Cristianismo superficial é um cristianismo sem raízes e sem profundidade de vida com Deus.
Vive-se uma vida cristã superficial quando nos acomodamos com a vida de ouvintes da palavra. Domingo a domingo, escutamos sermões e estudos, ficamos cheios das bênçãos nas reuniões de oração da Igreja. Enfim, vivemos uma vida crista superficial quando recebemos muito e doamos pouco de nós para o reino.

Lembre-se que Jesus da um especial destaque a todo aquele que “ouve” as suas “….palavras e as prática…”. Esse cristão que recebe e coloca em pratica será mais resistente as crises.

Precisamos dar uma basta ao cristianismo superficial, porque:

Ele tem sido a causa de muitos crentes não crescerem e permanecem imaturos e inconstantes.
Ele gera crentes sem autoridade, sem poder espiritual e sem testemunho cristão.
É hora buscarmos uma revolução em nossas vidas. Chegou o momento de mergulharmos no rio visto pelo profeta Ezequiel no capitulo 47. Não podemos mais ficar vivendo nas margens do rio, precisamos entrar e mergulhar neste rio.
Se queremos ter uma vida cristã mais fortalecida, então vivamos a compartilhar o que temos aprendido na palavra de Deus com outros. Assim, nos tornaremos como o carvalho, forte, firme, mesmo em meio as grandes tenpestades.

Graça e paz!

Um comentário: