sábado, 24 de dezembro de 2011

Sobre os símbolos natalinos


Olá amados, paz!
Vasculhando a internet encontramos varias história, lendas, sobre o significado dos símbolos natalinos, não sei se são verdadeiras, mas, sei que nenhum desses símbolos tem a ver com a celebração do nascimento de nosso Salvador. O que eu quero postando isso? Não vim aqui dizer que é pecado se ter uma árvore, guirlanda e afins, algumas pessoas gostam de enfeitar suas casas, mas, o fato é que devemos zelar pela preservação do verdadeiro sentido dessa festa, o nascimento de Jesus. Vão aí então algumas especulações:

I - ORIGEM DO NATAL

Natal vem do latim "natale", que significa nascimento, os cristãos primitivos não tinha interesse de comemorar o natal, logo na metade do século III d.C., Hipólito, bispo de Roma, escolheu a data de dois de Janeiro para comemorar o nascimento de Jesus, outros cristãos escolheram outras datas. Em 325 a 354 d.C. fica acertada a data de 25 de Dezembro para a comemoração universal do Nascimento de Jesus. Olhando para a Palavra de Deus, não existe nenhum registro especifico para o nascimento de Jesus, o que conhecemos sobre este dia é que houve grande jubilo no céu e na terra marcados por um exercito de anjos, presentes, e uma alegria incomparável de Deus o criador universal.

II - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.

III - A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES


O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quantos muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes“as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro).

Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal.

V - A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA

Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se

colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparece sempre com a “guirlanda” na cabeça! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!

VI - VELAS OU LUZES

O Uso de velas é um ritual pagão dedicado aos deuses ancestrais. A vela acendida está fazendo renascer o ritual dos solstícios, mantendo vivo o deus sol. Não tem nenhuma relação com o candelabro judaico (ou Menorah). Mais recentemente, em lugar das velas passou-se a adotar velas elétricas, velas à pilha, e, finalmente, as luzes - o sentido é o mesmo!

VII - PRESÉPIO


O presépio é um altar a Baal, consagrado desde a antiga babilônia. É um estímulo à idolatria! Os adereços encontrados no chamado presépio são simbologias utilizadas na festa do deus sol.

O Presépio estimula a veneração das imagens e alimenta a idolatria… Em Êxodo 20:1-6, lemos:- “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”; em I Cor 10:14-15 está escrito: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”.No Brasil a abertura da comemoração do Natal é feita com uma famosa “Missa do Galo”, a qual é celebrada sempre diante de um presépio, um "altar consagrado", cujas figuras estão relacionadas com a Babilônia, e não com a realidade do Evangelho.

Então amados, é importante falar que natal é mais do encontros de amigos que reservam essa data para se embebedar e passar à moite em claro, digo isso porque já fiz muito isso. Natal no meu calendário era marcado como dia de beber e farrear, hoje graças s deus estou liberto disso e sempre que tenho oportunidade falo as pessoas que natal significa muito mais que isso.

As datas, o tempo ficam em segundo plano para o Cristão, o que não podemos esquecer é que Jesus foi uma promessa de Deus para resgatar o Homem. Quando olho para a Bíblia o nascimento de Jesus indica esperança, Ele foi o libertador, o profeta, o sacerdote, e o próprio sacrifício. Para qualquer cristão o natal deve lembrar a materialização do Amor de Deus, a revelação do próprio Deus para o homem, a porta que nos dá entrada ao reino Celestial.

A grande bênção que devemos comemorar no Natal é que Deus, em Seu imenso amor, providenciou em Seu Filho Jesus Cristo, o suprimento de nossa maior necessidade: o perdão de nossos pecados.
A alegria que desfrutamos agora, o fato de podermos nos achegar à presença de Deus para agradecer por nossas vitórias e derramar o coração em relação às coisas que nos angustiam, a certeza de poder contar com a provisão do Pai em todas as circunstâncias, o direito de viver para sempre ao Seu lado, se tornou possível porque um dia, em uma humilde estrebaria, veio ao mundo o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Grande parte da população mundial se reúne em festas de comilanças e bebedices por ocasião do Natal. Programações especiais são mostradas em televisões, teatros ou mesmo em praças públicas. As ruas se enfeitam e os grandes shoppings capricham na decoração para atrair compradores que lhes garantirão os lucros esperados. Crianças fazem fila para tirar fotos com um homem vestido de vermelho e com grande barba branca. Afinal, é Natal. Não, isso não é Natal. Jesus nasceu para que fôssemos perdoados. Nasceu para que tivéssemos saúde espiritual e para tomar sobre Si os pecados que nos afastavam do Criador. Natal é reconhecimento e gratidão pelo fato de Deus se fazer homem e habitar entre nós e para que esquecêssemos um pouco dos prazeres pessoais para lhe abrir o coração e dizer: "Parabéns... Obrigado."

FELIZ JESUS!!

Graça e paz!

Por: Fabiano E Pereira
Email: fabiano.ep@hotmail.com
Twitter: @OFabianoElias
Facebook: Fabiano Elias Pereira










Nenhum comentário:

Postar um comentário