segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Globo e o Festival Promessas

Realmente irmãos, é para se ficar com uma "pulga" atras da orelha... rsrs.
Mas, sério agora, eu particularmente sinto um misto de alegria e medo. Alegria por ter o nome de Deus sendo pregado e medo de que o preço disso tudo possa ser muito alto.
Será que essa aliança é boa para o evangelho? Li esse artigo e achei interessante, compartilho com os amados.


A Globo e o Festival Promessas
Postado por Thiago Ibrahim

Prometi pra mim mesmo que iria postar nada sobre esse "Festival Promessas" organizado e exibido pela maior emissora de TV do Brasil, a Globo. O motivo é o mais óbvio: quem me lê há algum tempo sabe da minha opinião e aversão ao gospel. Hoje, porém, resolvi postar, o que considero ser uma obrigação, já que venho falando sobre esse movimento que vem conquistando rios de dinheiro em meio à fé.

Motivo da Revolta

De tudo, o que mais me deixa estarrecido e preocupado é a mudança de postura da emissora que organizou o festival/evento/show. Até bem pouco tempo, a mesma Globo que hoje anunciou alegremente o evento criticava outro evento evangélico de grande porte por um suposto "caos" no trânsito causado por este em um dia de feriado na cidade do Rio.

A mudança

De uns meses pra cá, para surpresa de todos, a mesma Globo que nunca deu espaço para "os crentes" agora está patrocinando e divulgando fortemente um deles. A explicação lógica e mercadológica para isso é bem simples: cresceu o número de evangélicos no Brasil e, juntamente com esse número cresceu também a ganância de uma das empresas das Organizações Globo, a Som Livre. Logo que notou o crescimento de evangélicos, viu-se que esses passaram a fazer parte de mais um nicho para de mercado. Então, nada mais justo que investir nesse novo consumidor. Ou seja: todas as vezes que um executivo da Som Livre olha para um evangélico brasileiro enxerga em seu lugar muitos cifrões.

Mercado Gospel

Que me perdoem a franqueza, mas como já disse muitas outras vezes, tudo o que se faz dentro do gospel tem uma intenção de mercado. O objetivo é sempre vender e não comunicar uma mensagem verdadeira e coerente com as escrituras. Não interessa se o que se canta está ou não de acordo com a sã doutrina, o que eles querem é ganhar dinheiro e conquistar notoriedade. E quando digo "eles", não me refiro apenas aos executivos das grandes gravadoras, mas a todos os envolvidos com esse circo em que vem se transformando a música gospel.

Onde fica o evangelho?

Com tanto dinheiro, com tanta estrela e parafernália, onde fica a genuína, santa e simples mensagem do evangelho? A resposta é que todas as vezes em que nos amoldamos aos padrões desse mundo e permitimos que a nossa fé seja manipulada por espertalhões, tal qal a música gospel está fazendo, a Cruz de Cristo fica mais escondida. Alguém vai negar que os pseudo-artistas que participaram desse famigerado festival tem a intenção, antes de tudo de aparecer e enriquecer?

Assim, só me resta perguntar: de que lado ficam os cristãos nesse momento? E a minha pergunta pra você ao findar esse texto é a seguinte: qual é a sua opinião sobre esse festival? Você consegue enxergar manipulação ou acha que esse apoio por parte da Globo é saudável para o evangelho?

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário