sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Século 21 e sua correria. Mas, pra que tanta correria?



Lucas 10 - 38,42 (Marta e Maria)

Sabemos que nos dias atuais a correria e a falta de tempo são características marcantes da vida do ser humano. Em meio a tanta correria, corremos, corremos, corremos e não chegamos a lugar Nenhum. Mas, será que é preciso realmente tanta correria? Eu que o diga.

A minha esposa não gosta de sair comigo, ela diz que eu ando muito rápido, eu me justifico dizendo que é meu jeito de andar. Mas realmente, na verdade, não tenho porque andar rápido, essa correria é tipica de uma pessoa ansiosa, uma pessoa que quer resolver tudo na hora, no exato momento. Pessoas assim me fazem lembrar a Marta, que ao invés de parar, sentar, e ouvir os ensinamentos do mestre, ficou envolvida em seus afazeres.

A preocupação de Marta era o serviço: anda para lá, anda para cá; imagino: aranjando lenha, assoprando brasas do fogo, limpando as panelas, assando um pão, talvez depenando alguma ave, ou mesmo temperando um pequeno cordeiro. O tempo passava depressa, o dia ou noite chegando , e nada da ajuda de Maria.

Maria esquecera-se completamente do serviço. Assentada aos pés de Jesus, (não havia nem cadeiras nem mesas altas naquele tempo e naquela cultura) ouvia com o coração ardendo o falar do Mestre. O tempo passava e ela não se cansava, como vez em quando ainda acontece em nossos dias, quando a presença do Senhor se faz muito forte em algum culto.

Marta estava preocupada em servir, e Maria esquecera-se de tudo porque ouvia, e ouvia, e queria mais ouvir as palavras do Senhor. Marta receosa de não dar conta do trabalho deu ordens ao Mestre: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.

Ano de 2011, século XXI - aqui estamos nós. Afadigados, preocupados, sem tempo, como diligentes Martas, quem sabe até dando ordens ao Senhor. É um corre-corre, um subindo-e-descendo, um ensaia-ensaia, um prega-prega, um canta-canta, um ensina-ensina... Domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e chega o outro domingo. Estamos servindo? Sim! Estamos trabalhando? Sim! Estamos nos afadigando? Muito! Mas, por que estamos vazios e colhendo tão pouco?

Precisamos parar um pouco e nós permitir olhar a nossa volta e perceber as coisas que Deus fez e tem feito por nós, pensar um pouco no amor tão grande que Ele tem por nossas vidas, isso não se trata de filosofia humana e sim uma recomendação bíblica, como podemos ver em Lamentações 3:21-23 "Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor!"
Nosso Deus tem sido fiel, tem nos dado muito mais do que merecemos.

Pare! Faça uma pergunta a si mesmo: Estou agindo como Marta ou como Maria? Já acordo pensando em mil coisas a fazer, saio na rua andando rápido dando trombada nos outros, reclamando na fila do açougue/banco quando a mesma não está rápida. Estou tão rápido assim?

Hoje em dia, tudo está nervoso.
Ninguém para. Parar um pouco tornou-se um desafio! É preciso uma autodeterminação muito forte dentro de nós para que possamos decidir parar, desacelerar, e fazer isso sem culpas. Portanto...
Pare! Ouça Jesus falar.

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário