domingo, 30 de outubro de 2011

31 de outubro. Halloween ou dia da reforma protestante?

Máscara de Martinho Lutero versão Halloween

31 de Outubro. Que tem isso demais? Para muitas pessoas o 31 de Outrubro é apenas um dia para brincar de bruxo, vampiro e outros seres. Até mesmo muitos cristãos já se entregaram as seduções do Halloween. Temos, os cristãos, algo de muito mais valor para comemorar nesta data? Sim! E não tem nada haver com trevas, mas com luz, a Luz do Evangelho. Não vou postar aqui nada sobre a reforma, pois, tudo que tinha que ser escrito sobre a reforma já foi escrito. Você pode facilmente fazer uma pesquisa e saber tudo sobre a Reforma protestante, inclusive aqui nesse blog. Um post do ano passado. Um breve resumo histórico. http://fabianoep.blogspot.com/2010/10/493-anos-da-reforma-
protestante.html




O que quer dizer Halloween?
"Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e'en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

Dizer que o Dia das Bruxas, comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, é apenas uma assimilação do Halloween norte-americano não seria uma verdade absoluta, pois a origem desta tradição remonta a passado e povos distantes: os celtas e druidas.

Os celtas
31 de outubro é o dia mais importante no ano satânico. Marca o ano novo Celta, neste dia, realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte". Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Ao mesmo tempo, outros espíritos maus levantavam-se e perturbavam os povos. No dia 31 de Outubro, os Celtas esperavam ser perturbados por fantasmas, por espíritos maus, e por demônios; e não lhes era nenhum divertimento ou jogo! Iluminariam fogueiras para guiar os espíritos da sua própria cidade e para manter fora os espíritos maus de outros lugares.

Os druidas(padres satânicos)
os Celtas tiveram padres satânicos chamados Druidas. Em 31 de Outubro, os druidas iam de casa em casa exigir determinados alimentos, e todo aqueles que recusassem doar eram amaldiçoados. Os povos eram atormentados por meio da mágica. Enquanto os druidas carregaram grandes nabos ocos os quais eram consagrados e esculpido faces de demônios como encantos. Cada um acreditava conter o espírito do demônio que havia conduzido pessoalmente ou guiado esse padre - seu pequeno deus. Os trajes eram fantasiados às vezes para esconder a identidade do druida porque ameaçaria povos com as maldições se não cooperassem com o alimento exigido.

O Cristianismo e a festa pagã
Quando o Cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os Santos. Já a noite anterior foi utilizada como dia oficial para se opor os fantasmas. A partir do final do século XVIII e XIX, a véspera do dia de todos os Santos se transformou, em alguns países num dia festivo, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos.

Por que "travessuras ou doces"?
Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações por membros mortos da família. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces" (trick or treat).




A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA

Este festival da morte sobreviveu todos os esforços da igreja de afastá-la. A igreja está se juntando a oposição comemorando este festival. O diabo foi muito bem sucedido em invadir feriados cristãos como o Natal e a Páscoa. Halloween é diferente, foi sempre satânico por natureza. Satanás engana os cristãos para comemorar seu festival. O dia de todos os santos se transformou (all holly days) para o dia de tudo consagrado (all hallows days) e veio a ser chamado no mundo ocidental a véspera do dia consagrado (all hallows eve), e depois (all hallows Een). Finalmente, a palavra foi reduzida à maneira que nós a temos hoje, Halloween. Isso é a origem do nome , e mesmo se for chamado de (all hallows evening) entardecer ou noite da consagração, não tem nada a ver com a fé cristã e nunca terá!

No fundo é isso: Halloween tem sido tão difundida de uma forma enganosa que muitos pais não estão conscientes de todo o simbolismo que há em truques ou na cerimônia, em vestir trajes fantasiados, toda a decoração típica deste dia. 31 de Outubro é a noite que Satanistas e ocultistas do mundo reservam para a dar a maior honra a Satanás e a orar para a queda da igreja de Jesus Cristo e a destruição das famílias. É a noite do sacrifício humano a Satanás. É o dia mais importante na vida de um Satanista. Não é uma comemoração inocente!!

O Halloween Moderno

E a celebração moderna de Halloween?. Não é o tema inteiro uma escuridão, morte, medo, ameaça de destruição e do diabo? Há bruxas, cabo de vassouras, bastões, corujas, fantasmas, esqueletos, morte, e monstros. Nós vestimos nossas crianças como demônios, bruxas, fantasmas, monstros e mandamo-as (nos Estados Unidos principalmente) para fora nas ruas na escuridão e refazer a prática dos druidas, do alimento exigindo dos povos sob a ameaça dos truques se não cooperar.

Nós pegamos não um nabo, mas uma abóbora e esculpimos as caras do demônios nela e decoramo-as com ela. Em Halloween haverá maçã banlançando, divindade chamando fortuna, casas assombradas, as velas iluminando, e os espíritos chamados. Haverá outras coisas em nome do divertimento e do excitamento. Haverá sacrifícios dos cães, de gatos, de ratos, de galinhas, de cabras e mesmo de seres humanos!

Você diz, "mas... nós não levamos isto a sério" Mas o diabo leva! Particularmente isto é verdadeiro quando a igreja que Jesus comprou com seu sangue se contamina com coisas oferecidas a satanás. Halloween nunca foi uma comemoração cristã e não tem nenhum lugar na vida de alguém que nasceu de novo em Jesus Cristo. De fato é uma abominação a Deus e nós devemos nos afastar de tudo que envolve esta celebração. Olhando sua historia, nós descobriremos suas raizes no paganismo, Satanismo, e no ocultismo.

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.(Ezequiel 44:23)

10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. ( Dt 18)

Outras Referências Bíblicas:

Oseias 4:6
Jonas 1:27
2 Corintios 6:14
Filipenses 4:8
Deuteronomios 7:25-26
1 Tessalonissences 5:21-23
1 Corintios 10:19-23

Estamos vivendo em tempos de perversão coletiva, onde a face enganosa de Satanás se manifesta algumas vezes de forma descarada, mas muitas vezes sutilmente e camuflada por trás de um ingênuo “Happy Halloween!”. Que Deus nos livre do mal.

Graça e paz!

Um comentário:

  1. Parabéns Fabiano pela dedicação em trazer informações relevantes em suas paginas.

    ResponderExcluir