sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Mas, a verdade, é que do futuro não sabemos nada. NADA!" {Uma reflexão sobre a tragédia/explosão de restaurante no Rio de Janeiro}



"Mas, a verdade, é que do futuro não sabemos nada. NADA!"

Nunca essa frase me disse tanto como nessa semana. Vocês acompanharam pela TV a tragédia que assolou o Rio de Janeiro, onde ocorreu uma explosão que matou três pessoas e deixou 17 feridas na manhã do último dia(13). Uma câmera de segurança da praça Tiradentes, filmou o exato momento da explosão. Confesso, que fiquei muito impressionado com as cenas, as pessoas caminhavam e conversavam tranquilamente na calçada e de repente, um estrondo e tudo vai pelos ares.

Dos três mortos, um me chamou a atenção, devido a circunstância que veio a óbito, vou escrever num linguajar meio estranho para alguns talvez, mas o rapaz "morreu de graça". Estava no lugar errado, na hora errada. Matheus Maio Macedo De Andrade, 19 anos, funcionário do Bradesco, passava pelo local na hora da explosão.

Se você reparar na filmagem, ele é o homem de camiseta branca que está andando na calçada do restaurante na hora da explosão. Era um começo de dia de trabalho, era de manhã, o que será que ele pensava enquanto caminhava, será que fazia planos naquele exato momento? Planos de casar, planos de comprar um carro ou um imóvel? Quais eram seus pensamentos ali naquela hora? Te garanto uma coisa, ele não pensava que iria morrer naquele momento. Nisso, com certeza, ele não estava pensando.

Imagino ele acordando, levantando da cama, quem sabe de forma preguiçosa e lenta, lamentando ter que levantar tão cedo. Vai ao banheiro tomar banho, escova os dentes, escolhe a roupa que vai usar em mais um dia de trabalho, quem sabe, ainda da tempo de dar uma checada nas redes sociais, ler alguns Emails, enfim, coisas que faz todo santo dia. Mas claro, nada de pensar em morrer naquele dia.

Não sei se ele era cristão, mas, isso não vem ao caso agora. Nós cristãos temos que nos preparar para uma possível morte repentina, temos que estar firmes com Deus, firme em seus mandamentos e estatutos, firmes na fé para podermos ter uma morte em Cristo e gozarmos no descanso dEle.

Costumo chamar muita a atenção dos adolescentes que dou aula, para essa questão do céu, sempre pergunto se eles acreditam em céu e inferno, pois, penso que é preciso acreditar, pois se não forem para um irão para o outro. (risos)

Por isso, é importante estar preparado para quando a morte chegar. O que irá acontecer certamente. É preciso, termos um relacionamento mais profundo com Deus, pois não sabemos a hora de nossa morte. Como minha vó diz, " para morrer basta estar vivo".

Quem vai para o céu depois da morte?

Jesus disse que só as pessoas que o amam e acreditam n'Ele vão para o céu. Em João 3, Jesus diz:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

e também:

"Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17.3)

Podemos ver destas passagens que é preciso conhecer a Deus, e que fazer coisas boas não basta. Para conhecer a Deus, precisamos ter um relacionamento pessoal com Ele, gastando tempo na sua presença e falando com Ele. Ele quer ser o nosso melhor amigo e quer estar incluído em toda a parte da nossa vida.

Jesus deu-nos um aviso também, que temos que obedecê-Lo e confessar que pertencemos a Ele. Ele disse:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7.21)

e também:

"Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus." (Mateus 10.33)

Coloquemos nossa casa em ordem, isto é, estejamos espiritualmente preparados para partir a qualquer hora.

“Põe a tua casa em ordem, porque morrerás” ( 2 Rs 20.1)


Estou preparado? Arrependi-me de meus pecados e voltei-me para Deus? Amo verdadeiramente a Deus sobre todas as coisas e creio que Jesus é o meu Salvador pessoal?

Muitos não estão preocupados em colocar a casa em ordem.

Graça e paz!

2 comentários:

  1. Eu conheci o Matheus. Era um grande amigo, estudei com ele.Ele acreditava muito em Deus. Ia sempre a missa. Estava tão feliz no trabalho! Peço a todos q rezem por sua família. Tenho certeza q ele está no colo de Jesus, pois era um menino mto iluminado.

    ResponderExcluir
  2. Amém Camila! O que aconteceu com o Matheus e a forma que aconteceu me chocou muito. Estaremos sim orando pela família e pessoas mais chegadas. Que Deus nos proteja e guarde!

    ResponderExcluir