sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um cristão pode adotar o estilo Emo?


Temos observado que a juventude cristã do século presente tem apresentado uma série de comportamentos e estilos que chamam a atenção das pessoas muitas vezes por suas caracteristicas bizarras. Quase sempre influênciados por algum “idolo” ou por alguem aos quais têm profunda admiração. Um exemplo claro encontramos no estilo Emo de ser. O que um jovem cristão deve fazer para saber se convém ou não adotar estilos como este? Pra começar queremos basear nossa argumentação nas escrituras que é nossa regra de fé e pratica, nossa fonte de consulta mais confiavel para assuntos diversos, pois nela encontramos a plena vontade de Deus para nossas vidas.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.” I Ts 5:23

Que pena que grande parte da juventude cristã ainda não conseguem discernir a profunda revelação que está contida nesse recado de Deus pra nós, pois ao invés de se guiar pela palavra eles estão sendo guiados pela mensagem do evangelho ”pós - moderno” que abre mão da teologia que se baseia nas escrituras e adotam filosofias que se baseiam em jargões como este: “Deus quer somente o meu coração”.

Mal sabem que quando a Palavra de Deus fala sobre coração, não está falando do músculo que bombeia o sangue para as artéria, mas sim do nosso ser, que está ligado entre nossa alma e nosso espirito, ou seja, o nosso homem interior. E quando nosso interior é transformado por Deus, isso logo reflete no exterior (corpo), e sendo nosso homem interior influênciado pelo Espirito Santo de Deus logo nosso exterior precisa se parecer cada vez mais com Cristo.

Essa moda “EMO” esta tentando entrar em nossas igrejas por meio de nossos jovens e adolescentes, que simplesmente acham bonito, ou por que admiram algumas personalidades famosas que são “ditadores” da moda moderna. Não sabem a origem muito menos a motivação que está por traz daquilo que imitam, não pecebem a influência maligna por traz de tudo isso, e não conseguem enchergar o sentimento maligno e a cadeia que vivem tais influenciadores, que adotam um estilo bizarro para se esconder das frustraçãoes com seus pais, ou em seus relacionamentos, ou para esconder que não são felizes e vivem num mundo de tristeza e solidão com um vazio que ninguém pode preencher senão Deus e como eles escolheram estar cada vez mais distante de Deus jamais poderão preencher o vazio que abate suas almas. E para esconder quem realmente são eles decidem ser diferentes, usam o estilo como uma mascara que chama a atenção desperta o interesse pelo novo e desconhecido, escondendo a realidade de seu interior das pessoas se esquecendo que Deus os conhece. É assim que surguiram alguns dos estilos modernos. A moda “EMO” tem algumas versões, mas a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum Rock' n Roll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de “hardcore emocional” que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.

É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra “Emo” é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.

Sabemos que somos templo do Espírito Santo, e se Deus habita realmente em nossas vidas, não podemos nos contaminar com modas mundanas e demoniacas.

Entendemos que na fase da adolescencia e juventude muitos jovens são dominados pelo desejo de ser diferente, e não é pecado ser diferente. Estão podemos adotar um estilo diferente?


Sim, podemos até ser “diferentes” dos outros, mas se Deus tem um padrão igual para todos os santos que é Cristo, logo ser diferente tem que conciliar com o padrão divino e jamais entrar em comflito com o padrão de Deus, o Senhor nos chamou para sermos diferente, com um perfil comum ao Dele, afinal ele nos criou a sua imagem e semelhança, e isso vai contra o padrão do mundo, logo nosso direito de ser diferente tem um limite que divide o santo do profano e nosso lugar como filho de Deus é dentro da esfera da santidade o que passar disso é procedência carnal e quase sempre maligna. Todos nós temos direito de ser diferente, mas até para ser diferente é preciso saber escolher o pardão que seguimos e avaliar se ele glorifica o nome de Deus, pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

Portanto se você quer ser diferente, seja diferente do mundo e cada dia mais parecido com Jesus, avalie suas escolhas e tenha o cuidado de ser um jovem que edifica os outros e não que escandaliza. Fique esperto Deus está contando contigo para transformar esta geração corrompida e perversa seja diferente, seja exemplo!!!

Pode um cristão ser Emo? Qual é o problema em ser Emo?

Para se chegar a um esclarecimento, devemos ver como eles vivem, no que acreditam, etc. Apesar de ser um assunto bem presente hoje, ainda é recente e não se tem muitos estudos a respeito, mas podemos chegar à algumas conclusões se analisarmos a vivência do grupo.

Pelo que observamos, alguns problemas de ser emo são:

a) Leva a pessoa a um nível extremo e utópico de emotividade.
b) Disvirtua a identidade do adolescente ao enfatizar atitudes e linguagem infantil.
c) Leva o adolescente a se tornar um melancólico habitual, que lamenta pelas coisas erradas mas nunca faz nada pra resolver a situação.
d) Faz a pessoa ser esvcravo de um modismo. (Só usa aquele tipo de roupa, ou cor, etc).
e) Sutilmente influência os adolescentes ao homosexualismo. Tanto pela forma de vestir e se portar (homens usando maquiagem,etc) como por serem carinhosos ao extremo (chegando a beijarem-se na boca ao cumprimentar ). Este ponto é visível pelo grande número de homossexuais entre os emos.

Temos aqui algumas fotos e frases retiradas de sites/blogs "emo" que podem nos ajudar a perceber o porque um cristão não pode ser "emo" e nem simpatizante:


* O cristão tem que ter esperança, afinal, Jesus é a nossa esperança. Quando tudo vai mal temos a quem recorrer. E tem mais, a alma do cristão não pode ser vazia, Jesus tem que preencher esse vazio


* O cristão caminha, segue lutando o bom combate e olhando para a cruz onde percebe que foi pago um alto preço por sua vida. O cristão não pode andar de cabeça baixa carregando suas tristezas e disilusões, mas sim lutando e vencendo!


* Essa não preciso nem comentar! rsrs.. Só sei que essa foto me deixa triste!


* Só vou comentar nessa foto os pontos que vão de encontro a Bíblia. O que diz respeito as roupas e acessórios não vou julgar, isso é pessoal. Retirei essa foto de um blog "emo" que tem o título: Como descobrir um emo". Os pontos que vou comentar saõ:

1. Sem volume do pênis(nada que comprove que eles tem am ali): Sabe porque?
R: Emos não tem sexo definido, pode-se beijar(na boca)pessoas de ambos os sexos. As meninas devem chamar as amigas de "marida" isso reflete uma apologia ao homossexualismo.

2. Anorexico com orgulho: Sabemos que a anorexia é uma doença que pode até matar. O cristão cuida de seu corpo pois entende que é o templo do Espirito Santo.


* A alma do cristão é guardada por Deus: " Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. A alma do cristão não é melancólica.

* O crente sincero tem muita alegria, mesmo nos sofrimentos ele sente alegria em seu olhar.

Olhando tudo isto, fica claro que ser emo não é para cristão. A maiorias das tribos urbanas tem suas próprias regras e princípios que geralmente batem de frente com os valores bíblicos. Embora muita gente ainda veja tais grupos como movimentos sociais coerentes, e procure neles uma razão mais profunda, a fragilidade destes movimentos são enormes.

Além do mais, o cristianismo é muito superior a qualquer tribo ou idealogia. Não existe tribo que seja mais coerente e faça mais sentido do que a “tribo de Jesus”. Neste grupo tem amor de verdade e princípios corretos que transformam o mundo. E para quem busca uma renovação emocional, não existe expressão maior de sentimentos e emoções do que aquela que Jesus demonstrou na cruz ao morrer em nosso lugar.

A Palavra do Senhor diz que devemos nos santificar em tudo,e conservar nosso corpo, alma e espirito irrepreensiveis até a vinda de Cristo.

Precisamos orar pela juventude cristã e que Deus tenha misericórdia dela, pois a influência do mundo ocultam as setas do inimigo e essas investidas são muito forte contra nossos jovens, precisamos estar atentos.

Pais, que este alerta sirva de orientação para todos, fiquem de olho nas amizades, roupas, estilos de músicas, ensinem o caminho correto para seus filhos pela Palavra.

Abstende-vos de toda a aparência do mal. (I Ts 5:22).

Graça e paz!

Um comentário:

  1. quem é o dono dessa por caria que pergunta idiota é obivio que um cristão pode virar emo por causa que deus nao juga as pessoas por seu estilo de vida esse critão deve obrigaçoes com deus nao com as pessoas que estao a seu redor, eu por exemplo sou cista e sou emo com muito orgulho

    ResponderExcluir