quinta-feira, 14 de julho de 2011

Saia já da "zona de conforto"


Olá amados, paz de Cristo!
Hoje estava navegando na internet quando li algo que me chamou atenção. Algo que foi postado em um site apologético que dizia:

"Hoje em dia muitas pessoas estão perdendo a vida delas porque nós (cristãos) não estamos perdendo as nossas!"

Qualquer semelhança nesse texto com o que está acontecendo nos dias de hoje não é mera coincidência. É fato! Estamos muito confortáveis! E esse conforto leva a um relaxamento espiritual, que leva a uma falta de comunhão com Deus, e essa falta de comunhão faz com que não preguemos a palavra aos que precisam ser libertos das "cadeias" do pecado, sendo assim, estão perdendo suas vidas porque estamos distantes de Deus.

Mas o que é zona de conforto?

Durante a vida, as pessoas, de uma maneira geral, costumam acomodar-se, refugiar-se em sua “zona de conforto”. Acostumam-se com uma certa rotina, conformam-se a um determinado modo de vida, seja no âmbito familiar, social, espiritual ou profissional. Zona de conforto é aquela área da sua vida na qual você se acomodou, que não exige mais esforço, mudança de sua parte. É quando você se sente seguro e não tem vontade de mudar. É quando você se acostuma com seu jeitão, seu estilo pessoal, suas coisas, sua condição social, intelectual, espiritual, afetiva - e não quer ou não permite mais mudanças, porque elas são trabalhosas.
Por natureza, buscamos a zona de conforto, na zona de conforto nos sentimos seguros.


Saindo da zona de conforto?

Isac Newton escreveu que “um objeto que está em repouso ficará em repouso até que uma força desequilibradora atue sobre ele”. Ele chamou isso de Lei da Inércia. Newton escreveu isso focando sua aplicação para objetos, coisas inanimadas, porém podemos aplicar a Lei da Inércia para o cotidiano em nossas vidas. Alguns cristãos fazem de sua vida espiritual uma rotina de ir e voltar da igreja, fazer parte do grupo de louvor, fazer parte da junta diáconal, ir a escola dominical e etc, não que isso seja ruim, mas é claro que existe muita coisa a mais a se fazer. Precisamos entender que Deus quer um relacionamento mais amplo conosco. É preciso sair do estado de "Inércia Espiritual".

Mas como sair da zona de conforto?
Leia I Cronicas 4.9-10:

A resposta pode ser encontrada nos versículos que lemos hoje. Nesta oração de Jabez, podemos ver alguns fatos que podem nos ajudar a sair da nossa zona de conforto, tanto como indivíduos e como igreja.
-Jabez nasceu num contexto de dor. Num período em que o nome ditava o real estado da pessoa.
- Seu nome significa literalmente, "O Filho da minha tristeza, dor, aflição, ele irá causar dor."
-A Bíblia não afirma como foi a infância de Jabez, mas podemos dizer o que ele ouvia: você causou muito sofrimento à sua mãe.
-E crescer ouvindo isso poderia ter dado a esse menino uma sentença.
-Mas assim como Paulo afirmou aos filipenses, Jabez um dia decidiu que seu passado não o limitaria... e ele clamou ao Senhor... alargue as minhas tendas... e diz o texto que Deus ouviu a sua oração... Aleluia!

Exemplo para nós neste texto:

NÃO HÁ ORAÇÃO FEITA COM FÉ QUE NÃO TENHA RESPOSTA.

- A Bíblia diz que Jabez era "mais ilustre que seus irmãos". Isto significa simplesmente que "ele era digno de maior honra do que o resto de sua família".
- Jabez não é lembrado como um grande líder, profeta ou pregador. Ele não fez a sua marca nos campos de batalha da vida como um grande líder de homens. Mas seu nome é lembrado, porque Ele era um homem de oração. Seu nome é lembrado, porque ele era um homem de Deus em dias sem Deus!
-Tenho orado a Deus e esperado o dia em que vamos aprender que não temos que fazer como todo mundo. É preciso entender que o Senhor fez-nos um indivíduo e não temos que ser como eles para encaixar no meio da multidão nem temos de agradar a ninguém, mas a Ele.

-O que ele pediu em sua oração?

-Ele pediu o melhor de Deus - Jabez queria que a plenitude de bênçãos de Deus estivessem sobre sua vida. Quem entre nós não queremos a mesma coisa hoje?
-Ele ora por sua fronteira a ser expandido, Jabez está pedindo ao Senhor para ajudá-lo a ter mais influência no mundo. Parece que Jabez não se contenta em habitar em sua zona de conforto. Ele quer sair e fazer mais para o Senhor.

Conclusão:
Eu não sou Jabez, nem você, mas se estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto. então o Senhor pode e vai ouvir as nossas orações e nos dará as coisas que procuramos na vida.
Para isso precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmos: Você está satisfeito com o crescimento da sua igreja? Você está satisfeito com o nível espiritual da sua igreja? Você está satisfeito com o alcance da sua igreja?
Agora, voltemos para a sua própria vida? Você está crescendo como deveria, ou você está satisfeito onde você está agora? Você está satisfeito com o que você está fazendo para o Senhor? Você está satisfeito com seu nível de crescimento espiritual?
Se a resposta é não, então quero dizer que o Senhor está esperando sua posição e oração para fazer as mudanças necessárias em sua vida.

Tudo o que resta a você é orar hoje pedindo que Deus lhe alargue as tendas.

Lembre-se, pessoas estão perdendo a vida, saia já da "zona de conforto". Deus quer fazer maravilhas através de sua vida!

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário