quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ainda sobre o dia dos namorados(dia de são Valentim)


O dia 14 de Fevereiro, é dia de são Valentim. E é nesse dia que alguns países comemoram o dia dos namorados enviando cartões, flores e bombons para expressar seus sentimentos.

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser padroeiro dos pobres e, principalmente, como santo casamenteiro. É o que sofre na mão daquelas que esperam por seu milagre para sair da solteirice.rsrsrs
Em outros países, principalmente da América Central e América do Norte, o dia dos namorados é comemorado em 14 de Fevereiro pela história que existe por trás de São Valentim.

Conta a história que o Imperador Cláudio II (260-268 d.C) havia proibido o casamento durante as guerras por acreditar que os homens solteiros rendiam mais nas batalhas, e o Bispo Valentim foi super contra e continuou celebrando casamentos escondidos e, como se não bastasse, se casou secretamente.
Quando descobriram o que o Bispo estava fazendo o levaram imediatamente preso e o condenaram a morte. Mas muitas pessoas quando souberam de sua prisão passaram a enviar-lhe flores e cartas dizendo que ainda acreditavam no amor.

Enquanto o Bispo Valentim aguardava sua sentença ele se apaixonou por Asterias, a filha cega do carcereiro e, milagrosamente, a garota voltou a enxergar.
Ele escrevia cartas de amor para Asterias e assinava “De seu Valentim”, expressão até hoje usada nas assinaturas de cartões trocados entre os apaixonados.
O Bispo Valentim morreu como mártir da igreja católica, decapitado no dia 14 de Fevereiro de 270.

Em nosso país foi escolhida a data de 12 de Junho a partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como Junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.

O dia dos namorados, não passa de mais uma data repleta de puro interesse comercial, assim como outras datas já conhecidas por todos nós. Mas fazer o que né. Hoje sou casado e não observo essa data, minha esposa e eu até rimos disso tudo hoje. Mas, quem nunca presenteou seu namorado(a)no dias dos namorados que atire a primeira pedra.
Quem se habilita???

Graça e paz!

(Uma contribuição do amigo 'Aloisio Ceotto' para o "Veritas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário