domingo, 9 de janeiro de 2011

Provai, e vede que o Senhor é bom! (Salmo 34-8)

Olá amados,
Nesse primeiro post do ano de 2011, venho lhes dizer da fidelidade de Deus, seu amor e cuidado conosco. Tenho visto nas últimas semanas como Deus tem operado maravilhas em nosso meio, no meio do seu povo e isto me fez lembrar de suas promessas, promessas feitas ao seu povo de sempre estar presente em meio a toda e qualquer tribulação.

No salmo 34 encontramos Davi exaltando a Deus por sempre estar livrando-o e o protegendo de Saul que o perseguia querendo tirar-lhe a vida a qualquer custo.

Segundo a tradição judaica, Davi escreveu esse salmo quando estava escondido na caverna de adulão, perseguido por Saul e fugindo dos filisteus. Saul queria mata-lo por isso fugiu, mas fugiu para o lado do inimigo filisteu, um grande desespero assolava nosso herói a ponto de ir buscar auxilio em seus inimigos. Lemos em I samuel 21:

E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.
Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?

Que situação, o homem que outrora era festejado pelo povo depois da vitoria contra o filisteu Golias, agora tem que se fazer de doido para poder escapar da morte. Lendo um comentário bíblico o autor chama essa atitude de davi de patética e vergonhosa, mas valeu-lhe a vida, pois, antes uma patético vivo do que um corajoso morto. Como se diz nos filmes antigos de guerra... "renda-se, viva hoje para poder lutar amanhã".

Enquanto na caverna, Davi sofre com essa situação adversa e em meio a isso surge um sentimento de abandono, choro e sofrimento tomam conta de seu ser por estar vivendo momentos tão difíceis, sem entender a causa disso tudo senti uma angustia profunda da alma. Então Davi busca a Deus, com choro,suplica e clamor... "acaso Deus se esqueceu de mim? Eu não sou o escolhido, não sou o sucessor do trono?"

Nessa luta contra os temores futuros, contra o medo de lutar, com a tristeza da aparente derrota, Deus abriu o coração de Davi, e o rei reconheceu seus temores, seus medos e descansou nas mãos do Senhor. Davi creu que os planos de Deus não podem ser frustrados, Davi creu que Deus não se atrasa, que Deus não mente e não pode mentir, que Ele é fiel, vivo e verdadeiro.

Com esta confiança Davi saiu daquela caverna disposto a enfrentar, em nome de Deus, todas as dificuldades que surgissem pela frente.

São nesses momentos de extrema dificuldades, dor e angustia que Deus nos chama para fazermos prova dEle.

Que em 2011, possamos nos aproximar mais de Deus, que possamos provar, ou seja, experimentar uma vida mais voltada para o Senhor e certamente Ele nos abençoará.

Porquê... "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia."

Graça e paz!

Um comentário:

  1. Paz do Senhor irmão!

    Em 2010 devemos nos voltar para Deus e meditar na sua Palavra. Que o Senhor te abençõe.

    ResponderExcluir