domingo, 4 de julho de 2010

A adolescência e seus desafios



A fase da adolescência é a fase mais complicada da vida. É nessa fase que passamos a decidir sobre o futuro de nossas vidas, passamos a definir nossas amizades e decidimos também querer curtir do que chamamos do melhor do que a vida pode oferecer.
Nessa fase é impossível não nos relacionarmos, pois temos a necessidade de estudar e trabalhar. É de extrema importância que o crente saiba que nesse tempo, ele estará lidando com pessoas que não querem saber de Deus, e que as más companhias estragam os bons costumes (1 Co 15.33).

Curiosamente, em meio a tantos questionamentos, reivindicações e incertezas, tem-se verificado que diferente do que se esperava, está confirmado, e cada vez
mais, que este período é o mais fértil em termos de conversões religiosas.
Os assuntos ligados a religião são de grande interesse, e seus conceitos aprofundados e postos a prova. É na adolescência que a religião tem que conseguir se explicar.

“ ... é a época em que a maioria dos líderes religiosos decidiu se tornar ministros ou missionários.”

“ é a melhor fase da vida para se firmar os valores da religião e do relacionamento com Deus.”

Realmente, quando digo desafio é porque o mundo cada vês mais atrai nossos adolescentes e jovens para si, fazendo com que não queiram mais saber de Deus e afastando-os do convívio da igreja.

A cada dia que passa fica mais difícil viver neste mundo. As coisas que o mundo oferece são tentadoras e prazerosas para a nossa natureza humana.
A mídia tem feito com que muitas coisas abomináveis aos olhos do Senhor se tornassem normais. Vivemos em meio a uma sociedade em que os valores e princípios bíblicos vêm sendo deturpados.
A cada dia surgem modismos e mais modismos que atrapalham o crescimento espiritual do jovem cristão. Já não se é de impressionar que as “raves” e “shows” denominados de gospel fazem muito sucesso entre os jovens cristãos.
Como consequência, vemos jovens que não se preocupam em viver uma vida de santidade, a sua comunhão com as trevas tem atrapalhado o adolescente cristão a crescer fazendo a vontade de Deus desde os dias da sua mocidade.

É mais que necessário que o jovem cristão saiba se comportar em meio a falsos ensinos da mídia, a qual por meio de novelas nos ensina que sexo antes do casamento é normal.
É importante o jovem saber se comportar em meio às pessoas não-cristãs, pois fomos chamados para influenciar, e não ser influenciado (Romanos 12.2)
O crente deve saber que amizade com o mundo é inimizade com Deus, e que não pode haver comunhão entre as trevas e a luz.

A vida que agrada a Deus:

A partir do momento em que colocamos em prática aos ensinamentos da bíblia, que é a Palavra de Deus, passamos a ter uma vida correta perante Deus.
Devemos buscar a Deus, porque temos a natureza humana que vive em guerra contra o Espírito de Deus, que habita em nós. Quem irá vencer essa guerra?
Aquele que estiver mais bem alimentado com a palavra de Deus. Aqueles que buscam a Deus, e tem o Espírito de Deus em suas vidas, tem domínio sobre o pecado, e está apto a fugir dos desejos da carne, para viver uma vida agradável para Deus.



Então, aqui vão alguns conselhos:

1. Ter um compromisso sério com Deus: Isto é fundamental para o jovem cristão. O compromisso com Deus é demonstrado através da sua fé, da sua confiança no Senhor e do seu modo de viver. A leitura constante da Bíblia, a vida de oração, o prazer pelos momentos de culto, o bom testemunho diante de Deus, da Igreja e do mundo, a obediência a Deus e à sua palavra, a fidelidade às doutrinas bíblicas, o respeito e obediência aos pais e superiores, “no Senhor” (Ef 6.1; 1Ts 5.12-13). Tudo isso ilustra o alcance do compromisso que o jovem, deve ter com Deus. É verdade que as barreiras são muitas, mas a Palavra diz: “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).

2. Ter cuidado com os amigos: “Nunca ter como amigo íntimo alguém que não seja amigo de Deus”(J.C.Ryle). Seguir o exemplo de Davi: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (Sl 119.63). Ler também Pv 13.20 e 1Co 15.33

3. Ser obediente aos pais ou responsáveis, no Senhor: Nenhum jovem deve sair de casa, para realizar qualquer tarefa, sem a bênção e aprovação dos pais. Os pais têm o direito e o dever de participar das decisões importantes na vida dos filhos. Os filhos que honram os pais, serão honrados por Deus (Ex 20.12; Ef 6.1-3; Pv 10.1; 23.22). Por outro lado, os pais ou responsáveis que não conhecem o Senhor podem não compreender as decisões de um jovem cristão comprometido Nessas situações, o jovem deve ser prudente, paciente e confiar inteiramente na ação de Deus (1Pe 1.13). Obedecer “no Senhor” é agir sempre de forma a agradá-lo. Os pais ou responsáveis não têm o direito de obrigar os filhos a praticarem atos ímpios e pecaminosos.

4. Ter cuidado com os sentimentos: Ter cuidado com seus próprios sentimentos e com o das outras pessoas. O jovem precisa reconhecer que tem valor próprio e também que cada jovem, que vê ao seu lado, tem qualidades que são únicas e valiosas. Não zombar de ninguém, não fazer piadas e colocar apelidos com o fim de ridicularizar características e atitudes pessoais de qualquer pessoa. “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc 6.31).

5. Ser vigilante com suas palavras e hábitos: As palavras refletem o que está na alma (Mt 12.34). Precisamos falar o que agrada ao Senhor. Expressões chulas e pornográficas, bem como palavras levianas e grosseiras não podem ser comuns nos lábios do jovem cristão. (Sl 141.3; Mt 12. 36-37; Cl 1.6)

6. Ter um namoro que agrade a Deus: Namorar é natural, é normal, mas deve ser um ato agradável ao Senhor. O namoro é uma experiência bonita, no entanto tem que ser coerente com os ensinos da palavra de Deus. O período de namoro serve para inspirar afeto, carinho e respeito entre os namorados. Por outro lado, longe da palavra de Deus, o namoro pode resultar em decepção, vergonha e traumas para a vida toda.

7. não namorar por lazer: Namorar não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante na construção de um relacionamento duradouro e feliz.

8. não namorar alguém que não é crente como você: (2Co 6.14-18) – Iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura, pode resultar em um casamento equivocado. É preciso cuidado até mesmo com as pessoas que freqüentam as igrejas, pois podem não ser verdadeiramente convertidas ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.


9. impor limites no relacionamento: O namoro “moderno”, seguindo o padrão dos incrédulos, está deformado. Neste, a intimidade sexual ou as práticas que levam a uma intimidade crescente, são normais. Mas o namoro do cristão não pode ser assim. O aconchego excessivo é prejudicial, pois pode levar ao “abrasamento”(excitação), e é muito difícil que os jovens namorados “abrasados”(excitados) não terminem por chegar ao ato sexual, coisa que é pecado diante de Deus, pois o sexo é bênção de Deus para os casados. Fora do casamento, as práticas sexuais são fontes de impureza, vergonha e pecado.

10. adotar práticas devocionais no namoro: O jovem deve conversar com Deus sobre sua vida, orar, ler a Bíblia, freqüentar os cultos e reuniões da Igreja. Muitos jovens, quando começam a namorar, param de ir à igreja, se afastam, se isolam dos irmãos na fé. O namoro cristão não pode ser assim.

11. Finalmente, o jovem cristão deve ser forte sempre, não desprezar a lei de Deus, não desistir da certeza de que Deus tem o melhor plano para sua vida, esperar nele com confiança e paciência. Guardar no coração a palavra do Senhor: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Sl 119.9).

Devemos crucificar os desejos da nossa carne, que deseja as imoralidades sexuais, a indecência, as paixões más, e andar no Espírito, que produz o amor, a delicadeza, humildade, paciência e a bondade.
Fazendo isso, viveremos uma vida fazendo a vontade de Deus. É necessário ficar em paz com Deus, sem nenhuma culpa e mancha perante o nosso criador.
É necessário orar e vigiar, pois Jesus Cristo está voltando, para buscar os seus santos.
Arrependam-se, pois é chegado o Reino de Deus!

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário