quinta-feira, 28 de junho de 2012

Expectativas



Temos expectativas em relação às coisas. Ficamos frustrados quando os resultados ficam abaixo das nossas expectativas e nos alegramos quando elas são superadas.
No casamento é assim. O noivo espera que sua futura esposa seja de uma forma. A noiva espera que seu noivo se comporte de determinada maneira. É bom quando nossas expectativas são superadas. Da mesma forma, Deus tem expectativas com relação a nós.  Vejamos o que Ele espera de nós.

Expectativas de Deus a nosso respeito:


A Bíblia diz que nós somos a noiva e Cristo o noivo. O que Deus espera da Sua igreja? O que Ele espera de nós? Jesus não será enganado. Ele só levará aqueles que estiverem preparados.

Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?
(Deuteronômio 10:12,13)

O texto bíblico revela algo surpreendente: Deus espera algo de nós! Antes que você se apresse em achar que Deus está buscando uma forma de abusar dos seus talentos já adianto: Deus se preocupa mais com o SER do que com o FAZER.  Até porque as ações que agradam a Deus são aquelas, frutos do ser e não apenas do fazer, como fim em si mesmo.  Veja bem os verbos do texto: temas, andes, ames, sirvas e guardes.  Cada um deles reflete uma condição pessoal, interior, fruto de uma escolha ou decisão.  O que Deus espera de você?  Que aquilo que você faz seja, antes de tudo, o reflexo da sua decisão em SER o que O agrada.

Ao ler esta história de Jó, somos impactados pelo seu testemunho. Sua vida de fé e obediência é uma inspiração para todos nós. Viveu uma vida agradável a Deus. Veremos como deve ser uma vida que atende às expectativas de Deus.

1 - O texto diz que Jó era íntegro e reto. Integro significa inteiro, completo. Essa é uma referencia à sua retidão moral e a nobreza de seu caráter. Ele era completamente honesto.
Sua vida resistia a qualquer investigação. Poucas são as pessoas em nossa sociedade que resistiriam uma investigação.
Vivemos em um mundo onde a falta de caráter tem sido marca registrada de muitas pessoas. Compromisso com os princípios morais é coisa que muita gente não tem interesse em assumir, e por isso nossa sociedade vai sendo corroída, minada, destruída por pessoas sem moral, sem caráter, que se colocam a serviço do mal.
Mais do que nunca, precisamos de homens e mulheres como Jó, que possam ser testados, provados e reconhecidos pela sua nobreza de caráter e integridade moral.

2 - Deus se agrada de uma vida que se afasta, se desvia do mal. Ao ressaltar a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Isso significa que seu estilo de vida era o resultado de uma atitude. Ele se esforçava para se manter íntegro. Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento o tempo todo para não cair, não se corromper. O cristão está cercado pelo mal e precisa viver como Jó, desviando-se do mal.

3 - Deus deseja que sejamos comprometidos com Ele. Isso é diferente de ser apenas religioso. Milhões de pessoas são religiosas, mas não tem qualquer compromisso com Deus.
O texto diz que Jó era temente a Deus. TEMER é tributar reverência e respeito. Isso significa que Jó era um servo de Deus consciente do seu papel; tinha uma vida devota e submissa. Seu prazer era amar ao Senhor e obedecer a sua palavra.
Em Eclesiastes 12:13 lemos “Temer a Deus e guardar seus mandamentos é todo o dever do homem”.
Mas, o que é TEMER ao Senhor? Temer a Deus não é ter medo, mas é perceber a grandeza de Deus, perceber quem ELE é. E isso depende de conhecê-lo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer” é o desafio de Sua palavra. Jó amava a Deus. Vemos isso quando foi incitado por sua esposa a blasfemar contra Deus e morrer. Ele respondeu: “Falas como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal? Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra” Jó 2:10 e 19:25. Esta é sem dúvida uma declaração de fé. Jó era amigo de Deus.

Conclusão:
Como está sua vida? Acha que está agradando ao Senhor? Que tal deixar tudo de lado e se entregar ao Senhor de todo seu coração, de toda sua alma, e com toda a força de sua vida? Ele vai ajudar você a ter um bom caráter, a se desviar do mal. Em Cristo você poderá ter uma vida nova. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” II Cor. 5:17.
Além da transformação que Ele opera em sua vida aqui neste mundo, Ele garante a você a vida eterna….
Você deseja ter uma vida que agrade a Deus? Então pratique o que acabou de ouvir. Tenha uma vida íntegra e reta; desvia-te do mal; e tema a Deus, amando-o de todo coração, alma, entendimento e forças.

Graça e paz!

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz querido! Deus abençoe vc e toda sua família!

    ResponderExcluir