terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Não podemos esconder d'Ele os nossos pecados


"Santificai-vos, porque anátema (maldição, pecado) há no meio de ti!" (Josué 7:13)

A Deus nada passa despercebido. Desde a cobiça que encerramos no nosso coração, ao roubo que escondemos nos fundos da nossa tenda, Ele tudo sabe! Não vale a pena esconder porque Deus conhece tudo em nossa vida. Não podemos esconder d'Ele os nossos pecados.

Acam , filho de Carmim, da tribo de Judá, encontrou, durante a refrega em Jericó, uma linda capa babilónica, duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro, com cinquenta ciclos de ouro. Cobiçou-os, tomou-os e escondeu-os na terra, no meio da tenda.
Escusada tentativa. Deus viu e chamou o povo a prestar contas do seu pecado.

Santificai-vos. Tirai do vosso meio o anátema e, então, Eu farei maravilhas! Vós, sem mim, nada sois, nada podereis fazer... Sem mim caíreis derrotados diante de umas dúzias de soldados e nunca mais tereis a glória de ver cair, pelo vosso grito de guerra, muralhas como as de Jericó. Sem mim, escondidos no "folhelho" dos vossos pecados estareis perdidos.
Isto foi assim no tempo de Josué, no tempo de David, no tempo de Jeremias. Será sempre assim, com o nosso pecado escondido, e nós, escondidos na capa do pecado, não teremos vitória.
Foi assim com Pedro, na roda dos escarnecedores (Marcos 14:66-72); foi assim com Judas, que saiu para a noite do pecado (João 13:26-30); foi assim com Ananias e Safira (Actos 5:7-9).
Será sempre assim -- o pecado escondido afasta-nos das vitórias em Deus, pois a desobediência a Deus destrói a nossa comunhão com Ele.

Consequências do Pecado de Acã:

O fim da história é muito triste, pois Israel perdeu uma batalha, já que o Senhor afirmou que não estaria com Israel até que o anátema(amaldiçoado) fosse desarraigado do meio do povo. Deus revelou aquele pecado à medida que o povo se santificou.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.

Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

Já Acã, foi apedrejado com todos os seus bens, animais e família. Este é um ponto complicado de entendermos, já que a própria Palavra nos diz que “a alma que pecar, esta morrerá” e não quero entrar no mérito da questão agora. Mas uma verdade é incontestável: Todos que estão ao nosso redor sofrem as consequências dos nossos pecados, alguns mais diretamente como nossos filhos, esposa. Outros de forma indireta como a igreja, amigos, sociedade.

Verdadeiramente não somos ilhas, vivemos em comunidade. Assim como no caso do mosquito da dengue, o pecado do vizinho nos afeta e o nosso afeta o vizinho. Maldito Acã!!!

Por isso, diz-nos o Senhor, santificai-vos e purificai-vos e Eu farei maravilhas no meio de vós.

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário