quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Castelos de areia (reflexão)


Olá queridos, paz!

Nesse feriado de carnaval, 2012, retirei-me com minha família para um lugar mais calmo, tipo, passar uns dias na praia, sossego e tranquilidade. Carnaval até tinha, uma meia duzia de foliões seguindo uma bicicleta com som, foi o que eu vi de carnaval onde eu estava. então, em meio a isso tudo, homens vestidos de mulher, não sei porque isso, maior parte dos blocos de carnaval são de homens vestidos de mulher, da pra desconfiar né não?! rsrs

Então, vamos ao que interessa. Meus dias eram passados na praia, minha esposa e principalmente meu filho gostam muito, eu particularmente, prefiro Piscina. Mas se for para a alegria deles vale o esforço.

Meu filho, Fernando, gosta de brincar na areia da praia e sempre brinca de fazer castelos de areia. Nesse dia, era uma segunda feira de carnaval, enquanto ele brincava eu ficava a observar. Ele e mais um coleguinha faziam algo parecido com um castelo de areia e logo na primeira onda parte do castelo se foi. Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa. Ao invés disso, eles meticulosamente passaram a observar os pontos fracos do castelo e encontrando-os passaram e reforça-lo. Eles percebiam os pontos fracos do castelo e ali concentravam seus esforços em fortificalo.

Na hora me veio uma reflexão. Precisamos perceber, conhecer os nossos pontos fracos espirituais. Todos nós temos, só não percebemos muitas vezes.

E como fazer para fortificar nosso "castelo de areia"? Ou seja, nossa vida espiritual?

Sete passos para o cristão fortalecer sua vida espiritual:

1 - Manter contato com a bíblia todos os dias:
Quando lemos a bíblia Deus fala conosco.
Quando examinamos a bíblia vamos conhecendo que ela é uma palavra fiel e verdadeira.
Salmos 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Quem despreza a bíblia não alcança a sabedoria de Deus, nem os seus conselhos e nem os seus caminhos.
Provérbios 13:13 O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.

2 - Orar sem cessar:
Quando oramos nós falamos com Deus.
Oração é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público. Não há vitória sem lutas, vamos combater o inimigo através de nossas orações, e sermos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós.

3 - Fazer a vontade do Senhor- É renunciar a si mesmo e colocar-se a disposição do Senhor:
Salmos 40:8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Efésios 6:6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Efésios 6:7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

4 - Fugir do mal:
É qualquer coisa que não está em harmonia com a ordem divina; aquilo que é moralmente errado; aquilo que prejudica ou fere a vida e a felicidade; aquilo que cria desordem no mundo
Salmos 34:14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Provérbios 3:7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.

5 - Obedecer a Deus e a sua palavra:
Atos 5:29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

6 - Não andar na companhia dos incrédulos e nem nos seus caminhos:
Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Devemos andar na companhia do Senhor e nos seus caminhos onde há plenitude de alegria e satisfação.
Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

7 - Não deixar de ir às reuniões:
Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Pois a vontade de Deus é que seu povo esteja reunido; quando estamos reunidos o Senhor está no meio. Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. 1 corintios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Observando esses sete preceitos seu "castelo se areia" não vai ruir!

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário