sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"E não sede conformados com este mundo..."


Amados, Deus vos agracie!

Essa semana estava meditando nesse texto, pensando como o mundo está cada vez mais inclinado ao pecado. Como costumo dizer para os adolescentes que dou aula... "pecar e coçar é só começar". O pecado jaz a porta, o pecado está sendo anunciado, pregado em qualquer lugar, em qualquer situação, na TV, na internet, na escola, etc.

Essa semana, li a declaração de uma atriz que muito me chamou atenção, ela disse: "O mundo anda muito libertino". Será que ela tem razão?

Vamos ver então o que seria uma pessoa libertina ou um libertino. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre: O termo libertino refere-se aos pensadores e literatos europeus que se abstraíam dos principios morais do seu período, principalmente aqueles relacionados à moral sexual.
Não se trata, no entanto, de uma escola de pensamento ou coisa parecida, uma vez que os diversos autores do gênero tem visões de mundo diversas. Alguns autores, como Sade, tratavam de temas violentos, dentro de uma filosofia em que a busca do prazer pessoal envolvem a aniquilação do outro. Já Restif de La Bretonne, por exemplo, pregava o amor livre e pacífico, dentro de uma amoralidade que não cedia a tabus como o incesto, um dos temas preferidos.

Ainda essa semana, outro fato me chamou atenção. Uma pesquisa realizada por uma agência de encontros extra conjugais, é isso mesmo, uma agência que providência encontros para mulheres casadas pecarem traindo seus maridos. A pesquisa revelou um dado inesperado: seriam, na verdade, as mulheres mais inclinadas à traição. Apenas 9% dos entrevistados homens trairiam as próprias parceiras se tivesse a oportunide. Já 25% das mulheres entrevistadas afirmaram que trairiam. O mundo realmente anda muito libertino.

Satanás, o nosso inimigo, induz o homem à autodestruição por meio do pecado, assim como Balaão que, não podendo amaldiçoar a nação de Israel, conseguiu derrotá-la diante dos moabitas através da prostituição e da idolatria (Nm 31.16; Ap.2.14). O pecado é produto criado e promovido pelo diabo (João 8.44).

As tentações estão em cada esquina. Parece que existem muitas árvores do conhecimento do bem e do mal em nossos jardins, como resultados das sementes daquela que estava no Éden. A iniquidade se multiplicou (Mt 24.12), tornando-se parte da cultura. Se todos fazem, parece que eu posso fazer também. Esta é a perigosa conclusão individual. Por exemplo, a virgindade é um valor do passado. A prostituição tornou-se regra geral.

Anúncios na internet oferecem pecado descaradamente, pregando uma mudança de pensamento, uma mudança de valores dos dias atuais. As agências de encontros dizem:

"Traição? - Não, aqui encontram-se acima de tudo solteiros concientes. Todos nós precisamos de carinho e atenção.Encontros casuais são vistos muitas vezes como uma forma de traição, mas nossa sociedade está mudando. Nós temos cada vez mais solteiros por opção que não abrem mão de uma aventura de nível. Os solteiros de hoje em dia desejam ampliar seus horizontes, e estão dispostos a testar seus prórpios limites."

"Pessoas com vontade de experimentar o novo encontram-se aqui. O --- é dirigido a homens, mulheres e casais que querem fugir de tradições antigas e velhos conceitos morais. Não importa quais são suas preferências, interesses, você os encontrará aqui. E não se preocupe, nossos novos membros são sempre bem recebidos. Se deixe levar e experimente o que você sempre teve vontade."


Estamos conscientes de que não vamos mudar o mundo, mas precisamos ficar atentos para que o mundo também não mude os cristãos e a igreja. Não podemos abrir mão dos nossos princípios. Os fatores supracitados vêm como uma avalanche para nos carregar. Como escaparemos de tão grande força? Através do apego à palavra de Deus, com fé, compromisso e obediência, na comunhão dos salvos, e com o auxílio do Espírito Santo. Nossa cultura é outra, da pátria celestial (Hb 11.16). Não somos deste mundo, como Jesus não é (João 17.14; 18.36). A mentalidade mundana é cada vez mais podre. Nós, porém, temos a mente de Cristo (1Co 2.16).

Tudo isto não significa que sejamos perfeitos, mas o que não podemos é aceitar o pecado passivamente. Noé também não era perfeito. Entretanto, era justo e procurava viver de acordo com a vontade de Deus. Desse modo, juntamente com sua família, ele foi salvo da destruição que assolou seus contemporâneos.
Assim também, a igreja deve ser uma sociedade diferente neste mundo de trevas. Enquanto grande parte da humanidade caminha para o inferno, nós devemos caminhar em sentido contrário, sempre procurando salvar alguns do fogo, cuidando para que nós mesmos não sejamos por ele devorados (Jd.23).

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm12.2.)

Realmente, o mundo anda muito libertino!

Graça e paz!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário