segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que é ter a mente de Cristo?


I Cor 2:16

"Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."

Ter a mente de Cristo é pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus.
Se o Apostolo Paulo afirmou tal fato, é porque todos nós Cristãos podemos e temos que ter a mente de Cristo, pois esta é a vontade de Deus para todos os filhos Dele.

Ter a mente de Cristo não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade vem através da nossa entrega total as coisas de Deus.

Todos os crentes têm a mente de Cristo? Não!

Isaías 55:8

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos, mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

Precisamos entender que Deus quer que tenhamos a mente de Cristo, sim, mas daí afirmarmos que já a temos não é verdade. Pouquíssimas pessoas podem realmente fazer tal afirmação. O que dizer então da grande maioria? Todos os crentes têm a mente de Cristo? Não. Foi exatamente isso que Paulo estava afirmando, nem todos têm a mente de Cristo. Quando nascemos de Novo o Nosso Espírito é recriado (Jô 3:3) Amém! Mas, o que dizer do nosso corpo? O que dizer da nossa mente? Continuam as mesmas coisas, não mudou. Para mudar é preciso passar por um processo contínuo Destruindo as fortalezas inimigas existentes nelas (II Cor 10:4-5; 4:4; 11:3; Col 1:21) e renovando-as pela palavra de Deus, conforme (Rom 12:2.)

As fortalezas inimigas existem, elas são invisíveis, mas são reais. Existem Fortalezas Inimigas com objetivos específicos que é contra o conhecimento de Deus, impedem o povo de Deus de crescer, na Graça e Conhecimento de Cristo Jesus. O fato da mente humana ser um dos se não o maior, campo de batalha existencial com profunda influência espiritual é comumente aceito por todos, pastores, obreiros, e demais pregadores e estudiosos da Palavra de Deus. Mas, talvez o que não tenha ficado muito claro é exatamente o porquê desta afirmação. A resposta é muito simples “A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem a controla, controlará também todo seu ser”.

Como identificar aquele que tem? E, Como saber se tenho a mente de Cristo? Jesus disse pelos frutos se conhecereis a arvore (Mat 12:33 ;Gal 5:22).
O que fazer para ter a mente de Cristo? É preciso passar por um processo contínuo Destruindo as fortalezas inimigas existentes nelas (II Cor 10:4-5; 4:4; 11:3; Col 1:21;Tit 1:15) e renovando-as pela palavra bendita de Deus, conforme (Rom 12:2.).

Ter a mente de Cristo significa dentre outras palavras ter a mente renovada pela palavra de Deus. A mente renovada passa por um processo de destruição de fortalezas inimigas e construção de um novo padrão de pensamento segundo os princípios do reino de Deus. A mente renovada produz uma nova maneira de pensar, vêr, sentir e agir. Uma mente que reflete a glória de Deus.

Para se ter a mente de Cristo, é preciso comunhão com o Senhor. É preciso oração e vida devocional diária. Muitos crentes hoje não tem a mente de Cristo porque não se envolvem com as coisas de Deus, vão a igreja, cantam no louvor, pregam, etc. Mas na verdade, a vida espiritual é totalmente pífia, inexistente, vivem de aparência.
Aparentam ser crentes mas na verdade estão muito longe de uma comunhão com o Pai.

Para se ter a mente de Cristo é preciso passar mais tempo na igreja, mais tempo orando, mais tempo lendo a Bíblia, mais tempo estudando a lição da EBD, mais tempo santificando o namoro, mais tempo em lugares que edificam sua vida. E passar menos tempo, na Internet acessando sites de relacionamento, menos tempo vendo TV, menos tempo na roda dos escarnecedores, menos tempo conversando com pessoas que nada te acrescentarão espiritualmente falando.

Impregnando sua vida com as coisas de Deus, automaticamente, as coisas que não são de Deus deixarão sua vida a ponto de você influenciar os que vivem próximos a você. Influencia-los a conhecer a Jesus.

Lembre-se: "Se você não influenciar o mundo o mundo te influenciará"

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário