domingo, 30 de setembro de 2012

O que pode nos dar esperança diante das adversidades?

"Quero trazer à memoria o que me pode dar esperança". (Lm 3:21)
No período em que Israel esteve no cativeiro babilônico, pelas suas tantas transgressões, o profeta Jeremias escreveu os poemas do livro de Lamentações, para tentar expressar a angústia e sofrimento que seu povo passava naquele tempo. No capítulo três de lamentações, nos primeiros versículos, podemos ver que quanto mais o profeta se lembrava de toda a dor que havia passado e estava passando, ele esmorecia, ficava cada vez mais entristecido. E ele mesmo confessa que mantinha na sua mente continuamente pensamentos de dor (Minha alma continuamente, os recorda e se abate dentro de mim" Lm 3:20). Esta atitude quase o fez perder a sua esperança. Mas então, no verso seguinte, o profeta percebe que deveria pensar naquilo que poderia dar-lhes esperança (v.21). Muitas vezes focamos a nossa atenção em experiências dolorosas do presente, e ainda naquelas do passado, sentimentos que foram feridos, perdas, sonhos frustrados. E ao lembrarmos continuamente destes fatos, acabamos perecendo na mesma dor, sentindo uma imensa tristeza. Mas o que pode nos dar esperança diante das adversidades? Esperança é a disposição do Espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder. Jeremias viu sua esperança voltar quando lembrou das misericórdias de Deus: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se casa manhã. Grande é a sua fidelidade" (v.22)

As promessas de Deus na sua vida não vão se frustrar, tudo que Ele te prometeu Ele irá cumprir. Confie no Senhor e nunca esqueça que Ele é fiel. Quando na sua mente vierem lembranças  tristes, peça ao senhor que lembre você da sua fidelidade, das coisas que Ele já fez por você, do amor imutável dEle, e seja fortalecido e encorajado a continuar sua viajem rumo ao grande encontro com nosso senhor Jesus.

Graça e paz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário