quinta-feira, 21 de abril de 2011

O verdadeiro significado da páscoa


O significado de páscoa: O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
PÁSCOA (“péssarh” (פֶּסַח) vem do verbo hebraico “LifsoáRH Al” – ל עַ חַ וֹ ס פְ לִ (passar sobre – Al” – ל עַ , sobre), que significa, “SALTAR”, “PASSAR POR CIMA” ou “PASSAR POUPANDO” (poupando o povo da morte, mediante a aplicação do sangue do cordeiro nas vergas e umbreiras das portas das famílias israelitas), Êxodo 12:13.
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A páscoa para os judeus: O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). A comemoração era feita de maneira festiva e um cordeiro macho, sem defeito, sem mancha alguma era sacrificado, imolado, Êxodo 12: 5,11.

Conveniente lembrar que muitos acontecimentos em o Antigo Testamento, apontavam para o Novo Testamento. O NOVO PACTO NO SANGUE DE JESUS CRISTO. Tudo apontava para Jesus, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29.

A páscoa para os cristãos: Para nós cristãos a páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o momento mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A instituição da páscoa no antigo testamento: A instituição da páscoa, conforme Êxodo 12:1-14ss., foi um acontecimento histórico, real, ligado ao povo hebreu no contexto da sua grande libertação, liderado pelo homem de Deus, Moisés (Moshe – שֶׁה מוֹ), tirando o povo da escravidão do Egito.

A intituição da páscoa (santa ceia) no novo testamento: Na última Ceia que Jesus participou com seus discípulos, ele fez uma refeição de Páscoa (Lc 22.14-23). E naquela ocasião ele instituiu a santa Ceia e dela participou. A Ceia anuncia "a morte do Senhor até que ele venha" (1Co 11.26). a Ceia é um memorial para o crente confesso que come do pão e bebe do cálice, assim como o Senhor fez. Para nós, cristãos, a Ceia do Senhor, é a nossa Páscoa, não realizada uma vez por ano, como os israelitas. Mais realizada todas as vezes que participamos em memória do Senhor. Quando comemos do pão e bebemos o cálice da nova aliança, estamos celebrando a perfeição e eficácia da oferta do corpo e do sangue de Cristo que nos alcança com sua redenção. Estamos também nos aproximando do Pai, através do filho e quando este encontra o pecador, há perdão, purificação, e comunhão plena e renovada.

Quando nós cristãos participamos da mesa do Senhor, nós estamos:
a) Relembrando a expiação de pecados pelo sacrifício de Jesus
b) Experimentando a comunhão plena com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, além da comunhão de nossos irmãos.
c) Esperando o cumprimento da plenitude do Reino de Deus.

A páscoa para nós cristãos celebra a ressurreição de Jesus Cristo. E ressurreição significa vitória!
Deus livrou ao seu povo do Egito e de Faraó, dando-lhes a vitória naquela ocasião. A ressurreição de Jesus representa nossa vitória para sempre. Naquela tarde de Páscoa o cordeiro de Deus deu a vida por nós se entregando por completo e nos livrando da morte e do inferno.
Ele ressuscitou e vive para sempre!

A origem dos símbolos pagãos da páscoa:
É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Ostera (ou Ostara) que na imagem segura um ovo e observa um coelho, ambos são símbolos do nascimento e da fertilidade respectivamente, sendo então, assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.
Milhões de pessoas no mundo inteiro repetem este ritual indiretamente, agora você me pergunta: “É errado eu como cristão comer ovo de páscoa?” Claro que não, o erro está em você esquecer do verdadeiro significado da páscoa (que já foi citado).

O que não pode fazer na semana santa? Esquecer que Jesus está vivo e que lavou nossos pecados com seu sangue.
O que eu posso fazer na semana santa? Tudo aquilo que Deus nos permite fazer sem ferir suas leis.

Graça e paz!

Por: Fabiano E Pereira
fabiano.ep@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário