segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As águas de Mara



TEXTO
Êxodo _ 15:22 a 25

22. Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três três dias no deserto e não acharam água. 23. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. 24. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? 25. Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou.

Com mão forte Jeová tira o seu povo do Egito, fazendo milagres que só fez humilhar os 2.000 pseudos deuses que aquele povo adorava. Foram dez pragas que em cada uma delas representam um imenso milagre de Jeová, não somente para Israel, mas para toda a humanidade.
Mas passando o mar vermelho o povo começa a fazer festa, Mirian até faz uma cantoria dançando com um tamborim, comemorando a passagem pelo mar a seco, e por falar em Egito, Egito significa terra de cão. E agora, você também faria festa ao sair do Egito pela mão forte de Deus? Com certeza! Mas sempre haverá um momento difícil, e você verá agora.

Muitas pessoas pensam que ao se converter a Jesus nunca mais terá algum tipo de tribulação em sua vida.
No meio evangélico nós treinamos as pessoas para perseguir os seus objetivos, mas muitas vezes não as preparamos para enfrentar a tribulação. E quando ele chega, nos pega despreparados.
Por isso é importante, nós aprendermos os princípios da Palavra de Deus de como vencer as tribulações. Para saber dar a volta por cima, diante das dificuldades.

I – NÃO ACUSAR A DEUS:
1.1. Coloque de princípio em sua mente que Deus não é culpado pelas dificuldades que você está passando em sua vida.
1.2. O problema é que quando as tragédia acontece, a primeira coisa que as pessoas perguntam é: “porque Deus deixou isso acontecer?” E quando a pessoa fica magoada com Deus, ninguém é capaz de consolá-la, porque diante da tragédia Deus é o único que pode consolar o nosso coração.
1.3. Na verdade precisamos saber que Deus tem um extremo amor por nós e por cada detalhe que faz parte da nossa vida. Ele tem prazer em nos abençoar em cuidar de nós.

Nós cristãos também passamos por decepções de vez em quando, decepções por parte de pessoas ou de circunstâncias adversas. Como conseguimos nos arranjar com essas amargas frustrações? Como reagimos quando somos sacudidos e perdemos o rumo por falta de vigilância interior? Reagimos segundo a natureza do Cordeiro, de Jesus, que deveria ser também a nossa natureza, ou ficamos indignados? A amargura é uma erva daninha que procura nos sufocar, uma raiz que sempre procura se alastrar em nossas vidas. Mas em nós não deve acumular-se muita "água de amargura", pois quando ela fica represada em nosso íntimo, Satanás prontamente estará a postos transformando essa amargura em rebelião e ira. Ele, porém, não deve alcançar esse objetivo! "Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados", adverte-nos o Senhor em Hebreus 12.15. Quando falamos com amargura sobre outras pessoas, contaminamos os que estão ao nosso redor e nos tornamos culpados, pois pecamos. Jesus quer libertar-nos desse pecado! Quem não quer vencer ou abandonar a amargura em nome de Jesus, não precisa admirar-se quando fica melancólico e triste. Conheci pessoas que se afogaram no "lago da amargura". Mas na cruz de Jesus há poder para a vitória! Quem afirma que ao seguirmos a Jesus estamos livres de temores e decepções, está mentindo. Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16.33). Devemos reivindicar para nós essa vitória sobre a amargura em nome de Jesus, devemos tomar posse dela pela fé. O apóstolo Paulo, aprovado no discipulado de Jesus, testemunha: "...que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (At 14.22). Andar no caminho estreito e penoso tem valor eterno, pois ele conduz ao alvo celestial: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Rm 8.18), garante-nos Paulo. Um poeta lírico escreveu uma oração muito bonita, que também deve ser a nossa: "Faze com que eu me aquiete, meu Senhor e Deus. Que eu ouça somente a Tua voz na felicidade e na aflição. Estende Tuas mãos caridosas sobre meu caminhar, faze com que minha vista e meus pensamentos estejam direcionados somente para Ti".

Essas águas de Mara são amargas até hoje. Cientistas examinaram amostra dessa água e comprovaram que as águas de Mara é uma água potável. Ela é amarga porque ela é concentrada de minerais. Minerais que curam doenças do coração, do estômago(magnésio). Ou seja é uma água medicinal, muito importante para quem caminha no deserto.

Os Egípcios tinham muitas enfermidades fruto de parasitas que vinham pelas águas do rio Nilo, doenças no intestino, doenças no estômago. E como Deus havia prometido que nenhuma das doenças do Egito viria sobre o seu povo, ele providenciou o remédio para purificar o povo das doenças que eles provavelmente traziam do Egito, porque moravam na mesma região e tinham animais que eram criados lá.
•Às vezes nas águas amargas, está o remédio de Deus para curar nossas doenças. Mas por falta de visão, por falta de obediência nos recusamos a tomar.

Quando o povo murmurou contra Moisés, e se recusou a beber as águas de Mara, Deus fez um milagre paliativo. As águas ficaram doces, mas perderam o poder medicinal que tinha. Todavia, o povo não passou no teste e perdeu a bênção.
Logo à frente Deus já tinha providenciado doze fontes de água doce e setenta palmeiras. Era para o povo ter tomado o remédio amargo para em seguida receber a água doce.

Amados, todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas, momentos esses que até pensamos em desistir de caminhar, mas te digo uma coisa, enfrente as lutas e nunca pare de lutar, pois Deus é com você. Seja como a águia. A águia na Bíblia representa o cristão. Existem outros pássaros maiores que a águia, mas quando vem a tempestade, esses pássaros se escondem em cavernas. Mas a águia encara a tempestade e na maioria das vezes voa acima das tempestades. Quando não consegue voa acima das tempestades, ela encara, trava as asas e as correntes térmicas jogam ela pra cima, e ela voa como um foguete sem bater as asas.
A águia também tem outra capacidade impressionante de encarar o sol de frente e não machucar o seus olhos, porque desce um óleo muito forte e cobre os seus olhos como se fosse um óculos escuro.

Seja forte e corajoso não temendo a tempestade e vá de encontro a ela. Não se esconda ou se amedronte pois Deus é seu escudo e socorro bem presente em meio a tribulação.
Os que esperam no Senhor subirão como águia.
Seja forte e corajoso!

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário