quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Castelos de areia (reflexão)


Olá queridos, paz!

Nesse feriado de carnaval, 2012, retirei-me com minha família para um lugar mais calmo, tipo, passar uns dias na praia, sossego e tranquilidade. Carnaval até tinha, uma meia duzia de foliões seguindo uma bicicleta com som, foi o que eu vi de carnaval onde eu estava. então, em meio a isso tudo, homens vestidos de mulher, não sei porque isso, maior parte dos blocos de carnaval são de homens vestidos de mulher, da pra desconfiar né não?! rsrs

Então, vamos ao que interessa. Meus dias eram passados na praia, minha esposa e principalmente meu filho gostam muito, eu particularmente, prefiro Piscina. Mas se for para a alegria deles vale o esforço.

Meu filho, Fernando, gosta de brincar na areia da praia e sempre brinca de fazer castelos de areia. Nesse dia, era uma segunda feira de carnaval, enquanto ele brincava eu ficava a observar. Ele e mais um coleguinha faziam algo parecido com um castelo de areia e logo na primeira onda parte do castelo se foi. Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa. Ao invés disso, eles meticulosamente passaram a observar os pontos fracos do castelo e encontrando-os passaram e reforça-lo. Eles percebiam os pontos fracos do castelo e ali concentravam seus esforços em fortificalo.

Na hora me veio uma reflexão. Precisamos perceber, conhecer os nossos pontos fracos espirituais. Todos nós temos, só não percebemos muitas vezes.

E como fazer para fortificar nosso "castelo de areia"? Ou seja, nossa vida espiritual?

Sete passos para o cristão fortalecer sua vida espiritual:

1 - Manter contato com a bíblia todos os dias:
Quando lemos a bíblia Deus fala conosco.
Quando examinamos a bíblia vamos conhecendo que ela é uma palavra fiel e verdadeira.
Salmos 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Quem despreza a bíblia não alcança a sabedoria de Deus, nem os seus conselhos e nem os seus caminhos.
Provérbios 13:13 O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.

2 - Orar sem cessar:
Quando oramos nós falamos com Deus.
Oração é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público. Não há vitória sem lutas, vamos combater o inimigo através de nossas orações, e sermos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós.

3 - Fazer a vontade do Senhor- É renunciar a si mesmo e colocar-se a disposição do Senhor:
Salmos 40:8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Efésios 6:6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Efésios 6:7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

4 - Fugir do mal:
É qualquer coisa que não está em harmonia com a ordem divina; aquilo que é moralmente errado; aquilo que prejudica ou fere a vida e a felicidade; aquilo que cria desordem no mundo
Salmos 34:14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Provérbios 3:7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.

5 - Obedecer a Deus e a sua palavra:
Atos 5:29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

6 - Não andar na companhia dos incrédulos e nem nos seus caminhos:
Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Devemos andar na companhia do Senhor e nos seus caminhos onde há plenitude de alegria e satisfação.
Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

7 - Não deixar de ir às reuniões:
Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Pois a vontade de Deus é que seu povo esteja reunido; quando estamos reunidos o Senhor está no meio. Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. 1 corintios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Observando esses sete preceitos seu "castelo se areia" não vai ruir!

Graça e paz!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quem Dera Ter um "Peixe" !


Olá amados, paz!

Hoje existe uma gama de pessoas que se acham “iluminadas” e cheias de uma pseudo-autoridade que nem de longe têm. São os falsos profetas que se apoderam dos títulos mais modernos, como: “pastores”, bispos, apóstolos, missionários etc.
Quando não buscam o “aparecer” egoístico dos publicanos nas sinagogas, buscam o dinheiro dos trouxas. Devemos ter muito cuidado, pois podemos deparar-nos com esses hipócritas e mentirosos a qualquer momento.

Vou compartilhar esse texto com os irmãos, se é verdade, não sei, só sei que não é mera Coincidência. Segue o texto: rsrsrs


Conta-se que em um determinado culto um pastor de uma certa comunidade, ao exortar a igreja para a contribuição de dízimos e ofertas, fez um dos papéis mais ridículos que possa existir. Ao relacionar o dinheiro como um investimento pelo qual o sujeito recebe uma recompensa de Deus de acordo com o valor monetário “investido”, o tal pastor partiu para o ataque e disse: “- Queridos, antes de receber o que vocês tem para oferecer pra Deus, queria que algumas pessoas me trouxessem todos os tipos de notas em Real aqui na frente para lhes dar uma demonstração de como ser verdadeiramente abençoado nas finanças”. Então ele começou a sua exposição a fim de levantar uma oferta bem obesa:

“Gente,

Vejam que a Nota de 2 Reais é representada por uma tartaruga – sabe o que isso significa? Ela só serve para uma oferta medíocre! Você quer uma benção que vem a passos de tartaruga? Uma benção que vem lentamente, quase parando…?(risos)!

A Nota de 5 Reais é representada por uma garça – Sabe aonde as garças vivem? Elas adoram o mangue! Irmão, é na lama que você quer viver?!

Já a Nota de 10 Reais, ela possui uma arara – gente, arara vive voando! Crente não voa baixo como arara, mas alto como Águia! Essa nota não serve pra Deus!

A Nota de 20 Reais tem um mico – Você vai pagar um “mico” ofertando só isso?

Já a Nota de 50 Reais tem uma onça – Irmãos, a onça até que é interessante, mas ela está em extinção! Portanto a tua benção não está em extinção, creia!! Olha, fique sabendo…nem “onça” serve pra Deus!

Já a Nota de 100 Reais, queridos irmãos, tem um peixe – Sabe o que o peixe simboliza? O cristianismo! Se você quer ser abençoado, não ofereça tartaruga, garça, arara, mico ou onça, mas dê ao Senhor o que ele merece: Peixe!”

Boa parte igreja da igreja, após essa anátema alegoria, bradou com súbitos aleluias!!

Graça e paz!

Fonte: http://aprendendoemsarepta.blogspot.com/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de San Valentín


Pois, é verdade, a história é mesmo antiga. Imagine que cerca de 250 anos depois de Cristo, viveu um pastor, um sacerdote, chamado Valentim que vivia em Roma. Nessa altura quem governava era Cláudio. As pessoas chamavam-no de Cláudio o Cruel. Ninguém gostava dele. O imperador sonhou que havia de ter um grande exército e que os homens do império deviam voluntariar-se para se alistarem, mas muitos homens não queriam deixar as suas casas, as suas famílias, suas namoradas, para ir para guerra. Claro que o imperador ficou furioso e por isso teve uma ideia louca: proibir os homens de casar, pois assim não teriam desculpas para não ir para a guerra. E decretou que os casamentos ficavam proibidos.

Valentim achou que a ideia era, acima de tudo ridícula e para mais, um dos deveres que mais gostava de cumprir na igreja, era celebrar casamentos. E assim, depois de a lei ter sido decretada, Valentim continuou a fazer cerimónias de casamentos mas em segredo, claro... Pronunciava as palavras do casamento sempre com o ouvido atento para os passos dos soldados. Mas uma noite, ouviu os passos fora da sua porta. O casal conseguiu escapar, mas Valentim foi apanhado, levado para a prisão e sentenciado à morte. Tentou enfrentar o seu destino o mais alegre possível. Muitos jovens vinham à prisão visitá-lo. Muitos deitavam flores e pequenos bilhetes pelas grades da prisão pois queriam muito que ele soubesse que acreditavam na força do amor.

Uma das suas visitas era uma jovem menina, filha do guarda da prisão. O pai permitia que ela entrasse e visitasse Valentim. Sentavam-se e falavam durante horas. Ela tinha a certeza que ele fizera o que estava correcto ao celebrar as cerimónias de casamento. Não temos a certeza, mas provavelmente apaixonaram-se, mas isto é uma história com muitos séculos pelo meio, os contornos mais interessantes nunca vamos saber... o que é certo é que no dia da morte de Valentim, ele escreveu um bilhete à jovem agradecendo-lhe pela sua dedicação e lealdade e assinou: “Com amor, do teu Valentim”! Isto foi no dia 14 de Fevereiro do ano 269 D.C. E agora, todos os anos neste dia, as pessoas lembram e celebram a força do amor.

Deus fez-nos seres de afeição, de amor, de paixão. Todos estes sentimentos são parte de uma criação perfeita e sublime. Aliás, este dia é ainda comemorado por alguns, como o Dia da Amizade. Qualquer relação de amor tem sempre o seu começo na essência daquilo que somos como seres humanos, pessoas de afecto, que precisam carinho e toque, para serem felizes.

A Bíblia está cheia de alegorias de amor. Uma delas é um livro chamado Cântico dos Cânticos. Nele, o homem e a mulher apaixonados, falam um ao outro palavras de uma doçura imensa, de paixão absoluta mas também de verdade profunda. Por exemplo: “As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo...” Claro que é poético e qualquer apaixonado poderia usar estas palavras, mas o que é lindo sobre elas, é que revelam também o coração de Deus para com o Seu povo. Não há nada nem ninguém que nos possa separar do Seu amor, do Seu cuidado, do Seu desejo de nos ter junto dele.

Se hoje se sente triste, porque ninguém se lembrou de si como Valentim pense que o Senhor Deus o ama com um amor inigualável e que nunca irá deixar de amá-lo aconteça o que acontecer, faça o ouvinte o que fizer.
Não é espantoso?

*O Día de San Valentín, comemorado em 14 de fevereiro na Espanha e também em várias partes do mundo, é parecido com o nosso 12 de junho, dia dos namorados.

Graça e paz!

Fonte: http://www.sarahcatarino.com/

A festa da carne (Carnaval)


O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval. Normalmente esta festa da carne, esta celebração pagã acontece no mês de fevereiro de cada ano. Em todas as cidades e principalmente nas capitais, milhares de pessoas se preparam para o tão sonhado acontecimento. Em algumas regiões semanas inteiras são dedicados aos foliões que se habilitam a percorrerem as principais avenidas atrás de um carro de som extravasando suas emoções e suas paixões carnais.

O carnaval tem sua origem em rituais pagãos de adoração a deuses falsos. Trata-se, por isso, de uma manifestação popular eivada de obras da carne, condenadas claramente pelas Sagradas Escrituras. Seja no Egito, Grécia ou Roma antiga, onde se cultua, respectivamente, os deuses Osíris, Baco ou Saturno, ou hoje em São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, sempre notaremos bebedeiras desenfreadas, danças sensuais, música lasciva, nudez, liberdade sexual e falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas.

Talvez você não concorde comigo, porém Infelizmente o maior inimigo do ser humano é a sua ignorância. A ignorância têm cegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

Num.14:18 “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.”

Rm. 8.5-8,12-14 “Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”

Gal.5:13,24 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Gal.6:8 “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

Durante quatro dias toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração de seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Eu, infelizmente, já faz alguns anos atrás, numa época dessas estava todo animado para pular o carnaval. Tenho tristes lembranças de momentos de bebedeiras, sexo sem compromisso, brigas a troco de nada. O pecado habitava em mim. Hoje, percebo, o quanto ignorante eu fui, mas no entanto, dou graças a Deus, pois não realizei meu sonho, meu sonho era "curtir" o carnaval em salvador, graças ao Pai, ele me encontrou antes que eu fizesse essa besteira. Hoje sou grato a Ele por ter aberto meus olhos e me mostrado o caminho de trevas e pecado em que eu andava.

Quando Deus me resgatou era época de carnaval e nestes dezessete anos de vida(anos de convertido)com Deus não me arrependo um só instante daquele período de carnaval em que tomei a mais sábia decisão de todos os tempos, ou seja, entregar-me sem reservas a o Único e Soberano Deus dos deuses, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Naquela oportunidade impar lembro-me da declaração de entrega que fiz ao Senhor. Eu disse para Ele com toda sinceridade: “Senhor. Eis a minha vida em tuas mãos. Faz da minha vida aquilo que tu queres”. Todas as bênçãos que tenho continuadamente obtido do Senhor teve a sua origem nesta simples, porém sincera declaração de entrega.

Hoje querido(a) amigo(a)Deus está lhe dando uma oportunidade através deste breve comentário. Ele quer que você mude, cancele os seus planos de “se envolver neste carnaval”. Tome a melhor decisão de sua vida. Escolha Jesus Cristo.

Veja que você pode fazer:

Se arrependa de seus pecados
Confessá-os ao Senhor
Peça que Jesus faça morada em sua vida
Ande em novidade de vida.
Tome uma decisão inteligente e racional. Saia da ignorância e pare de ouvir os pedidos do diabo para que você se envolva mais uma vez este ano. Jesus está pronto para libertá-lo (a) desta prisão que você se encontra. Venha para a Vida, Venha para Jesus.

A verdadeira vida você só encontra em Jesus.
A verdadeira alegria está em Jesus
A verdadeira paz é Cristo Jesus
Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Em minhas palavras finais quero incentivá-lo (a) a procurar uma Igreja evangélica mais próxima de sua casa.

Mude a sua trajetória radicalmente e me conte depois o que Deus fez em sua vida. Eu tenho a certeza absoluta que Jesus Cristo não vai decepcioná-lo (a). Sua vida não vai ser mais a mesma. Você vai experimentar a presença, a unção saudável do Espírito Santo em sua vida. Tudo vai ser diferente e coisas antigas vão ficar definitivamente para trás no passado.

Graça e paz!

A festa da carne (Carnaval)


O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval. Normalmente esta festa da carne, esta celebração pagã acontece no mês de fevereiro de cada ano. Em todas as cidades e principalmente nas capitais, milhares de pessoas se preparam para o tão sonhado acontecimento. Em algumas regiões semanas inteiras são dedicados aos foliões que se habilitam a percorrerem as principais avenidas atrás de um carro de som extravasando suas emoções e suas paixões carnais.

O carnaval tem sua origem em rituais pagãos de adoração a deuses falsos. Trata-se, por isso, de uma manifestação popular eivada de obras da carne, condenadas claramente pelas Sagradas Escrituras. Seja no Egito, Grécia ou Roma antiga, onde se cultua, respectivamente, os deuses Osíris, Baco ou Saturno, ou hoje em São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro, sempre notaremos bebedeiras desenfreadas, danças sensuais, música lasciva, nudez, liberdade sexual e falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas.

Talvez você não concorde comigo, porém Infelizmente o maior inimigo do ser humano é a sua ignorância. A ignorância têm cegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

Num.14:18 “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.”

Rm. 8.5-8,12-14 “Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”

Gal.5:13,24 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Gal.6:8 “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

Durante quatro dias toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração de seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Eu, infelizmente, já faz alguns anos atrás, numa época dessas estava todo animado para pular o carnaval. Tenho tristes lembranças de momentos de bebedeiras, sexo sem compromisso, brigas a troco de nada. O pecado habitava em mim. Hoje, percebo, o quanto ignorante eu fui, mas no entanto, dou graças a Deus, pois não realizei meu sonho, meu sonho era "curtir" o carnaval em salvador, graças ao Pai, ele me encontrou antes que eu fizesse essa besteira. Hoje sou grato a Ele por ter aberto meus olhos e me mostrado o caminho de trevas e pecado em que eu andava.

Quando Deus me resgatou era época de carnaval e nestes dezessete anos de vida(anos de convertido)com Deus não me arrependo um só instante daquele período de carnaval em que tomei a mais sábia decisão de todos os tempos, ou seja, entregar-me sem reservas a o Único e Soberano Deus dos deuses, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Naquela oportunidade impar lembro-me da declaração de entrega que fiz ao Senhor. Eu disse para Ele com toda sinceridade: “Senhor. Eis a minha vida em tuas mãos. Faz da minha vida aquilo que tu queres”. Todas as bênçãos que tenho continuadamente obtido do Senhor teve a sua origem nesta simples, porém sincera declaração de entrega.

Hoje querido(a) amigo(a)Deus está lhe dando uma oportunidade através deste breve comentário. Ele quer que você mude, cancele os seus planos de “se envolver neste carnaval”. Tome a melhor decisão de sua vida. Escolha Jesus Cristo.

Veja que você pode fazer:

Se arrependa de seus pecados
Confessá-os ao Senhor
Peça que Jesus faça morada em sua vida
Ande em novidade de vida.
Tome uma decisão inteligente e racional. Saia da ignorância e pare de ouvir os pedidos do diabo para que você se envolva mais uma vez este ano. Jesus está pronto para libertá-lo (a) desta prisão que você se encontra. Venha para a Vida, Venha para Jesus.

A verdadeira vida você só encontra em Jesus.
A verdadeira alegria está em Jesus
A verdadeira paz é Cristo Jesus
Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Em minhas palavras finais quero incentivá-lo (a) a procurar uma Igreja evangélica mais próxima de sua casa.

Mude a sua trajetória radicalmente e me conte depois o que Deus fez em sua vida. Eu tenho a certeza absoluta que Jesus Cristo não vai decepcioná-lo (a). Sua vida não vai ser mais a mesma. Você vai experimentar a presença, a unção saudável do Espírito Santo em sua vida. Tudo vai ser diferente e coisas antigas vão ficar definitivamente para trás no passado.

Graça e paz!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Não podemos esconder d'Ele os nossos pecados


"Santificai-vos, porque anátema (maldição, pecado) há no meio de ti!" (Josué 7:13)

A Deus nada passa despercebido. Desde a cobiça que encerramos no nosso coração, ao roubo que escondemos nos fundos da nossa tenda, Ele tudo sabe! Não vale a pena esconder porque Deus conhece tudo em nossa vida. Não podemos esconder d'Ele os nossos pecados.

Acam , filho de Carmim, da tribo de Judá, encontrou, durante a refrega em Jericó, uma linda capa babilónica, duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro, com cinquenta ciclos de ouro. Cobiçou-os, tomou-os e escondeu-os na terra, no meio da tenda.
Escusada tentativa. Deus viu e chamou o povo a prestar contas do seu pecado.

Santificai-vos. Tirai do vosso meio o anátema e, então, Eu farei maravilhas! Vós, sem mim, nada sois, nada podereis fazer... Sem mim caíreis derrotados diante de umas dúzias de soldados e nunca mais tereis a glória de ver cair, pelo vosso grito de guerra, muralhas como as de Jericó. Sem mim, escondidos no "folhelho" dos vossos pecados estareis perdidos.
Isto foi assim no tempo de Josué, no tempo de David, no tempo de Jeremias. Será sempre assim, com o nosso pecado escondido, e nós, escondidos na capa do pecado, não teremos vitória.
Foi assim com Pedro, na roda dos escarnecedores (Marcos 14:66-72); foi assim com Judas, que saiu para a noite do pecado (João 13:26-30); foi assim com Ananias e Safira (Actos 5:7-9).
Será sempre assim -- o pecado escondido afasta-nos das vitórias em Deus, pois a desobediência a Deus destrói a nossa comunhão com Ele.

Consequências do Pecado de Acã:

O fim da história é muito triste, pois Israel perdeu uma batalha, já que o Senhor afirmou que não estaria com Israel até que o anátema(amaldiçoado) fosse desarraigado do meio do povo. Deus revelou aquele pecado à medida que o povo se santificou.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.

Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

Já Acã, foi apedrejado com todos os seus bens, animais e família. Este é um ponto complicado de entendermos, já que a própria Palavra nos diz que “a alma que pecar, esta morrerá” e não quero entrar no mérito da questão agora. Mas uma verdade é incontestável: Todos que estão ao nosso redor sofrem as consequências dos nossos pecados, alguns mais diretamente como nossos filhos, esposa. Outros de forma indireta como a igreja, amigos, sociedade.

Verdadeiramente não somos ilhas, vivemos em comunidade. Assim como no caso do mosquito da dengue, o pecado do vizinho nos afeta e o nosso afeta o vizinho. Maldito Acã!!!

Por isso, diz-nos o Senhor, santificai-vos e purificai-vos e Eu farei maravilhas no meio de vós.

Graça e paz!