quinta-feira, 21 de abril de 2011

O verdadeiro significado da páscoa


O significado de páscoa: O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
PÁSCOA (“péssarh” (פֶּסַח) vem do verbo hebraico “LifsoáRH Al” – ל עַ חַ וֹ ס פְ לִ (passar sobre – Al” – ל עַ , sobre), que significa, “SALTAR”, “PASSAR POR CIMA” ou “PASSAR POUPANDO” (poupando o povo da morte, mediante a aplicação do sangue do cordeiro nas vergas e umbreiras das portas das famílias israelitas), Êxodo 12:13.
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A páscoa para os judeus: O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). A comemoração era feita de maneira festiva e um cordeiro macho, sem defeito, sem mancha alguma era sacrificado, imolado, Êxodo 12: 5,11.

Conveniente lembrar que muitos acontecimentos em o Antigo Testamento, apontavam para o Novo Testamento. O NOVO PACTO NO SANGUE DE JESUS CRISTO. Tudo apontava para Jesus, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29.

A páscoa para os cristãos: Para nós cristãos a páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o momento mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A instituição da páscoa no antigo testamento: A instituição da páscoa, conforme Êxodo 12:1-14ss., foi um acontecimento histórico, real, ligado ao povo hebreu no contexto da sua grande libertação, liderado pelo homem de Deus, Moisés (Moshe – שֶׁה מוֹ), tirando o povo da escravidão do Egito.

A intituição da páscoa (santa ceia) no novo testamento: Na última Ceia que Jesus participou com seus discípulos, ele fez uma refeição de Páscoa (Lc 22.14-23). E naquela ocasião ele instituiu a santa Ceia e dela participou. A Ceia anuncia "a morte do Senhor até que ele venha" (1Co 11.26). a Ceia é um memorial para o crente confesso que come do pão e bebe do cálice, assim como o Senhor fez. Para nós, cristãos, a Ceia do Senhor, é a nossa Páscoa, não realizada uma vez por ano, como os israelitas. Mais realizada todas as vezes que participamos em memória do Senhor. Quando comemos do pão e bebemos o cálice da nova aliança, estamos celebrando a perfeição e eficácia da oferta do corpo e do sangue de Cristo que nos alcança com sua redenção. Estamos também nos aproximando do Pai, através do filho e quando este encontra o pecador, há perdão, purificação, e comunhão plena e renovada.

Quando nós cristãos participamos da mesa do Senhor, nós estamos:
a) Relembrando a expiação de pecados pelo sacrifício de Jesus
b) Experimentando a comunhão plena com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, além da comunhão de nossos irmãos.
c) Esperando o cumprimento da plenitude do Reino de Deus.

A páscoa para nós cristãos celebra a ressurreição de Jesus Cristo. E ressurreição significa vitória!
Deus livrou ao seu povo do Egito e de Faraó, dando-lhes a vitória naquela ocasião. A ressurreição de Jesus representa nossa vitória para sempre. Naquela tarde de Páscoa o cordeiro de Deus deu a vida por nós se entregando por completo e nos livrando da morte e do inferno.
Ele ressuscitou e vive para sempre!

A origem dos símbolos pagãos da páscoa:
É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Ostera (ou Ostara) que na imagem segura um ovo e observa um coelho, ambos são símbolos do nascimento e da fertilidade respectivamente, sendo então, assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.
Milhões de pessoas no mundo inteiro repetem este ritual indiretamente, agora você me pergunta: “É errado eu como cristão comer ovo de páscoa?” Claro que não, o erro está em você esquecer do verdadeiro significado da páscoa (que já foi citado).

O que não pode fazer na semana santa? Esquecer que Jesus está vivo e que lavou nossos pecados com seu sangue.
O que eu posso fazer na semana santa? Tudo aquilo que Deus nos permite fazer sem ferir suas leis.

Graça e paz!

Por: Fabiano E Pereira
fabiano.ep@hotmail.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PL 122 fere o direito de liberdade de consciência, diz Hernandes Dias Lopes


A palavra homofobia refere-se à aversão, ao ódio e à discriminação contra relações homoafetivas e tem se tornado um assunto bastante comum nos últimos anos graças as lutas dos grupos GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgênicos) que buscam direitos civis, como o casamento, e maiores punições para casos de preconceito.

Em muitos países como a Argentina e a Inglaterra, por exemplo, já aceitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No Brasil o Projeto de Lei 122/2006 tem gerado muita polêmica em torno da aprovação dessa PL que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual.

Entre muitos setores da sociedade, se aprovada, a lei tornará crime pregar passagens da Bíblia que condena a pratica homossexual e exatamente por esse motivo que os pastores e deputados evangélicos têm lutado para impedir que esse projeto entre em vigor.

O pastor Hernandes Dias Lopes escreveu sobre tema fazendo considerações importantes que fazem da PL 122 um projeto inconstitucional.

“Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência”, diz o pastor. Ele alega que ninguém é obrigado a concordar com essa prática e “se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento”.

O segundo ponto apresentado pelo pastor é a criação de uma classe privilegiada quando o projeto diz que será crime falar contra a opção sexual de uma pessoa, sendo que no país, negros, mulheres, políticos, religiosos e outros grupos são alvos de críticas e nenhuma lei impede que isso aconteça. “Não podemos impor um comportamento goela abaixo de uma nação nem ameaçar com os rigores da lei aqueles que pensam diferente”, escreve.

O terceiro lugar diz respeito aos valores morais e a inversão de valores. “A questão vigente não é a tolerância ao homossexualismo, mas uma promoção dessa prática. Querem nos convencer de que a prática homossexual deve ser ensinada e adotada como uma opção sexual legítima e moralmente aceitável”.

O quarto e último ponto ele questiona os valores morais que devem reger a família. O ponto mais discutido nos últimos meses. O pastor Hernandes Dias Lopes escreveu citando Genesis 1:27 quando Deus criou o homem e a mulher. “Ninguém nasce homossexual. Essa é uma prática aprendida que decorre de uma educação distorcida, de um abuso sofrido ou de uma escolha errada. Assim como ninguém nasce adúltero, de igual forma, ninguém nasce homossexual”.

Essa é uma escolha deliberada, que se transforma num hábito arraigado e num vício avassalador. Deus instituiu o casamento como uma união legal, legítima e santa entre um homem e uma mulher (Gn 2.24). A relação homossexual é vista na Palavra de Deus como abominação para o Senhor (Lv 18.22). A união homossexual é vista como um erro, uma torpeza, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28). A Palavra de Deus diz que os homossexuais não herdarão o reino de Deus, a não ser que se arrependam dessa prática (1Co 6.9,10). Porém, aqueles que se convertem a Cristo e são santificados pelo Espírito Santo recebem uma nova mente, uma nova vida e o completo perdão divino (1Co 6.11).


O pastor cita textos que falam contra essa prática. Se a lei for aprovada todos esses versículos não poderão mais ser pregados. Uma verdadeira mordaça aos cristãos legítimos.

Fonte: Gospel Prime

Graça e paz!

SBT mostrará o 1º beijo gay da TV brasileira


A cena de duas mulheres se beijando irá ao ar em duas semanas

Por essa eu não esperava, enquanto nossos olhos e orações são voltadas contra a globo o sbt que anuncia o tão esperado beijo "gay". Esperado, pelos simpatizantes, liberais, os que apregoam a democracia, liberdade de expressão e coisa e taus, já conhecemos os argumentos. Na verdade, eu penso que isso é mais uma jogada de marketing do Silvio e que ele não levará isso as vias de fato, se a toda poderosa globo não arriscou colocar no ar a cena que chegou a ser escrita o sbt que não vai mostrar. Sei lá, pelos menos na minha opinião.
Leia a matéria:

A novela “Amor e revolução”, do SBT, irá mostrar em duas semanas, o primeiro beijo gay na história da teledramaturgia brasileira. Será um beijo de “língua”, chamado de beijo técnico, e não um estalinho.
As atrizes que protagonizarão a cena são Luciana Vendramini e Giselle Tigre. A TV de Silvio Santos precisou de uma autorização para que a cena vá ao ar.
Em 2005, a escritora Glória Perez chegou a escrever uma cena de beijo gay na novela “América”. A cena chegou a ser gravada, mas não foi ao ar. A TV Globo achou por bem não transmitir tal sequência.

Fonte: Gospel Prime
Com informações OMG Yahoo

Graça e paz!

Páscoa no Antigo e Novo Testamento



“Ish Séh Le-Veit-Avot, Séh La-Bait- “Cordeiro homem para a casa dos pais, um cordeiro para uma casa.” (Êxodo 12:3)

Algo impressionante e curioso aparece no versículo acima. Explicação: No Hebraico, o masculino é ZaHáRH (זָכָר) que significa macho e macho mesmo. No Sertão do Nordeste, quando nasce um menino, fala-se: “nasceu um menino-homem”. No Hebraico o feminino é NEKEVAH (נְקֵבָה), que quer dizer fêmea. Postas essas observações, o que impressiona em Êxodo 12:3 é que, o texto correto gramaticalmente, na lógica humana seria: “ISH ZAHÁRH” (זָכָר אִישׁ), ou seja, Cordeiro Macho. Entretanto, aparece no original Hebraico, ISH SÉH (אִישׁ שֶׂה) ou seja, ao pé da letra, Homem Cordeiro. Certamente, na soberania divina, tal colocação não é acidental e sim intencional! No evangelho de João, o profeta João, o Batista disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo – Hebraico: HINÉ SÉH HÁ-ELOIM HÁ-NOSSÉH HATÁT HÁ-OLAM.” Como é sabido, no Antigo Testamento, tudo apontava para o Novo Testamento, “BRITH HADASHÁH”, NOVA ALIANÇA (ἡ καινὴ διαθήκη/ He kainê diathêke/ a nova aliança, novo pacto -1 Corintios 11:25)

“Feliz Páscoa”, “Comemoração da Páscoa” ou “Semana Santa”, são expressões correntes em nossos dias. A palavra “PÁSCOA”, significa “PASSAGEM” do hebraico, “péssarh” (פֶּסַח). A instituição da páscoa, conforme Êxodo 12:1-14ss., foi um acontecimento histórico, real, ligado ao povo hebreu no contexto da sua grande libertação, liderado pelo homem de Deus, Moisés (Moshe – שֶׁה מוֹ), tirando o povo da escravidão do Egito.

PÁSCOA (“péssarh” (פֶּסַח) vem do verbo hebraico “LifsoáRH Al” – ל עַ חַ וֹ ס פְ לִ (passar sobre – Al” – ל עַ , sobre), que significa, “SALTAR”, “PASSAR POR CIMA” ou “PASSAR POUPANDO” (poupando o povo da morte, mediante a aplicação do sangue do cordeiro nas vergas e umbreiras das portas das famílias israelitas), Êxodo 12:13.

A comemoração era feita de maneira festiva e um cordeiro macho, sem defeito, sem mancha alguma era sacrificado, imolado. Conveniente lembrar que muitos acontecimentos em o Antigo Testamento, apontavam para o Novo Testamento: O NOVO PACTO NO SANGUE DE JESUS CRISTO. Tudo apontava para Jesus, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29.

No Novo Testamento, lemos: “Alimpai-vos do fermento velho (pecado), para que sejais uma nova massa (nova criatura, II Corintios 5:17), assim como estais sem fermento. PORQUE – CRISTO NOSSA PÁSCOA, FOI SACRIFICADO POR NÓS”, I Corintios 5:7. A Páscoa Judaica foi transformada em Ceia do Senhor no Cristianismo, através do memorial pão e vinho, (I Corintios 11:23-30).

PÁSCOA, significa “passagem”; lembra o êxodo, a saída do povo hebreu do Egito para Canaã. Em Deuteronômio 6:21 lemos: Então dirás a teu filho. “Éramos servos de Faraó no Egito, porém o Senhor nos tirou com mão forte do Egito”. Quer dizer literalmente: o povo foi arrancado da escravidão, do jugo escravizador. Ora, Cristo nos tirou das trevas do pecado; Cristo nos tirou do reino de Satanás (“Faraó velho”) e nos levou ao Reino da Luz. Assim é que podemos ler em Colossenses 1:13: “O qual (JESUS) nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Seu amor”.

E a “estorinha” de coelho e coisas similares? Nada disto está de acordo com a Bíblia; e, ao contrário, isto está inserido no que disse o Paulo em II Timóteo 4:4: “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.

“FAÇAMOS FESTA” é a recomendação de I Corintios 5:7. Que tipo de festa glorifica o Senhor? Sabemos de antemão que o “Reino de Deus não é comida ou bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo”, Romanos 14:17. Portanto, a permanente comemoração cristã é com uma vida no altar do Senhor, sem rancor, mágoa, mau-humor (tudo isto é fermento velho) e com um coração perdoador, conciliador, e assim, festivamente, o mundo conhecerá que somos discípulos de Cristo, João 13:35 – Nisto todos conecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Podemos dizer aos irmãos e amigos: “Feliz Páscoa com Cristo”.

PARA MEDITAR: 1º) “Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”, I Coríntios 5:7.

2º) “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”,João 13:35.

Bp. Agnaldo Sacramento

Fonte: Davar Elohim

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pastor responde a Arnaldo Jabor sobre a ausência de Deus na tragédia do Realengo

O pastor presidente da Igreja Cristã da Aliança em Niterói (RJ), Renato Vargens, resolveu escrever um texto em resposta ao comentarista do Jornal da Globo e da Rádio CBN , Arnaldo Jabor, que afirmou que a tragédia em Realengo foi um crime religioso e aponta para um Deus ausente.

Em sua participação na CBN, Jabor fala que o deus atual está virando um deus da morte citando as barbaridades que já foram feitas na história da humanidade em nome de um “deus”.

O pastor escreve que o Deus da Bíblia estava sim presente na escola do bairro de Realengo na última quinta-feira, 7, quando o jovem Wellington Menezes de Oliveira começou a atirar contra as crianças que estavam na escola.

“O Deus da Bíblia, se fez presente quando livrou um incontável número de crianças de uma tragédia maior. O Deus Soberano estava presente, quando sobrenaturalmente, ministrou conforto e consolo ao coração dos enlutados; O Deus Soberano estava presente, quando através da Igreja e de instituições como o Rio de Paz estenderam a mão de solidariedade àqueles que estão sofrendo em virtude lo luto e da dor; O Deus Soberano estava presente, quando alguns meninos feridos desceram correndo dois quarteirões para chamar os policiais que atuavam em uma blitz no trânsito, a fim de deterem um monstro que pretendia matar muito mais gente do que já havia matado; O Deus soberano estava presente, quando um dos militares, se contrapôs, ao assassino interrompendo assim a brutal sequência de assassinatos.”

Podemos não ter a resposta porque Deus permitiu que 12 adolescentes inocentes morressem de forma tão trágica, mas, diz o pastor, isto não aponta para o fato de que Deus não sabia o que iria acontecer naquela manhã, ou até mesmo que se encontrava ausente.

Renato Vargens lembra que a Bíblia nos ensina que Deus é absolutamente Soberano e que Ele governa o mundo. Encerrando sua resposta ele cita o teólogo canadense J.I.Packer, que diz: que a mão de Deus pode até parecer estar escondida, mas o seu governo é absoluto.

Assista:



Leia o texto na íntegra:
http://renatovargens.blogspot.com/2011/04/resposta-arnaldo-jabor-sobre-ausencia.html

Fonte: Gospel Prime

Deputado gay Jean Wyllys declara guerra aos cristãos e promove censura na internet


Uma das primeiras vítimas da campanha censória de combate ao cristianismo deflagrada por Jean Wyllys (PSOL/RJ) foi o usuário Carlos Vendramini, @crfvendramini

Deputado ex-BBB quer calar toda oposição aos projetos que defende. Deputado gay Jean Wyllys declara guerra aos cristãos e promove censura na internet

O recém-eleito deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), homossexual militante que conseguiu alguma notoriedade participando do programa Big Brother Brasil da Rede Globo, lançou, na semana passada, uma campanha de combate ao cristianismo.

Em sua página do Twitter, Jean publicou várias mensagens dizendo que cristãos são doentes, homofóbicos, preconceituosos, violentos, ignorantes e fanáticos, e que ele se dedicará ainda mais a eliminar a influência do cristianismo na sociedade. O deputado enfatizou que seu mandato tem como foco a defesa dos interesses da militância gay e o combate a seus “inimigos”.

O deputado, que é membro da Frente Parlamentar LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis) no Congresso Nacional, aproveitou para convocar seus seguidores para se juntar a ele em sua guerra particular. Jean obteve respostas diversas: angariou o apoio previsível de seus seguidores militantes da causa gay, e provocou a reação de inúmeros outros usuários da rede social, indignados com as ofensas do parlamentar aos cristãos e com seus ataques à liberdade de expressão, religião e comunicação.

Jean promove uma campanha de censura a usuários do Twitter que são contrários às idéias que ele defende, como o “casamento” homossexual, as cartilhas de suposto combate à “homofobia” do MEC (mais conhecidas como Kit Gay) e o PLC 122/2006 (lei da mordaça gay), projeto de lei que pretende transformar em crime qualquer crítica ou oposição ao comportamento homossexual ou às pretensões do lobby gay.

Uma das primeiras vítimas da campanha censória de combate ao cristianismo deflagrada por Jean Wyllys foi o usuário Carlos Vendramini.

Valendo-se do direito que qualquer cidadão possui em uma democracia, Vendramini fez, no Twitter, críticas ao Kit Gay, ao PLC 122/06 e a outros projetos dos militantes gays e aos parlamentares que os apóiam, como Jean Wyllis, Marta Suplicy e Cristovam Buarque, dentre outros. Incomodado com as críticas, o deputado disse, em seu blog, que estava acionando advogados da Frente LGBT para censurar o perfil de Vendramini, que Jean imagina ser “membro fundamentalista de uma parcela conservadora da direita católica em São Paulo” (sic) e estar praticando “perseguição” a ele.

O perfil de Vendramini no Twitter, @crfvendramini, foi censurado na quinta-feira, 17/03/2011. Também sua página no Facebook foi eliminada, sem nenhuma justificativa, havendo a possibilidade de ter sido hackeada.

A censura imposta por Jean Wyllys a Carlos Vendramini provocou inúmeras reações no Twitter na sexta-feira, a maioria delas de repúdio à ação do deputado e em apoio ao usuário que teve seu perfil eliminado.

Alguns participantes do Twitter tentaram entrar em contato com Carlos Vendramini por e-mail, mas não obtiveram resposta, e se mostram preocupados com o que mais pode ter acontecido, já que ele vinha recebendo ameaças de ativistas gays que diziam estar “de olho” nele e em outros usuários que criticam os projetos e exigências da militância homossexual.

Mas o que é isso? O sr. deputado Jean está levando as coisas muito para o lado pessoal,nós respeitamos as opções sexuais das pessoas, só não podemos tolerar o fato de não poder expressar nossa opinião contrária a essa prática. Percebo nas palavras do nobre deputado um certo rancor para com os cristão, isso me faz pensar e chegar a uma pergunta. Isto que o deputado está propondo pode existir em uma democracia?

Graça e paz!

Fonte: Mídia Independente