domingo, 31 de outubro de 2010

493 anos da Reforma Protestante (31/10/1517 - 31/10/2010)


"Por isto, não posso nem quero renegar nada,
porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."

(Martinho Lutero)

Hoje, 31 de Outubro de 2010, a Reforma Protestante faz 493 anos e celebramos com muita alegria e júbilo esta data pois Deus agiu tremendamente pondo fim a mentiras e blasfemias contra nosso Deus. Mas, o que foi a Reforma Protestante?

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses,[1] protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mais especificamente foi:

A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha, que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.

Porque era nescessário reformar a igreja católica?

* O luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam a pobreza e a simplicidade, os papas e bispos vivam rodeados de escritores e artistas, imersos em grande quantidade de riquezas.
A condenação da usura (empréstimo a juros) e a noção de que o lucro era pecado, idéias que prejudicavam especialmente a burguesia, que estava em ascensão.
O aumento do poder dos reis, que não viam com bons olhos a influência do papa interferindo nas questões locais. Além disso, alguns reis queriam se apoderar das terras da Igreja.
A influência do Renascimento Cultural, que espalhou pela Europa uma nova maneira de pensar, caracterizada pelo individualismo e pelo espírito crítico.

* A simonia , ou seja, a venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos, que transformava muitas práticas religiosas em comércio.
A invenção da prensa móvel por Gutenberg, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros. Também possibilitou que a Bíblia fosse traduzida nas línguas locais.
A venda de indulgências , ou seja, de perdões. De acordo com esta doutrina, as pessoas obtinham o perdão dos seus pecados mediante pagamento. Tetzel tinha uma “tabela de preços” para o perdão de pecados:

Bruxaria - 2 ducados

Poligamia - 6 ducados

Assassinato - 8 ducados

Sacrilégio - 9 ducados

Perjúrio - 9 ducados

As indulgências podiam também ser obtidas por ver ou venerar certas relíquias. O príncipe de Lutero, Frederico o Sábio, era dono de uma das maiores coleções de relíquia na região, com mais de 19.000 peças, e valendo mais de 1.900.000 dias de indulgência. A coleção de Frederico incluía um pedaço da sarça ardente, ferrugem da fornalha de fogo, leite do seio de Maria, e um pedaço do berço de Jesus, só para citar algumas. A coleção de relíquias do Cardeal Albrecht valia mais de 39.245.120 dias de indulgência.

Lutero perdeu sua paciência quando um bêbado caído no chão lhe mostrou um certificado de indulgência, como garantia para a sua condição inébria.

O conjunto destes fatores impulsionaram as críticas contra as doutrinas católicas, que levaram a instauração da Reforma Luterana, Calvinista e Anglicana.

Em 1517, o monge Martinho Lutero se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome do papa. Isto porque Lutero se recusava a apoiar a absolvição dos pecados mediante pagamento.
Ao ser ameaçado por Tetzel, Lutero reagiu, afixando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 Teses, documento que condenava a venda de indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja.
A disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1520, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina.
Assim, surgiu o luteranismo, doutrina que ganhou adeptos em várias regiões da Europa, principalmente na Alemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Recomendo que assista ao filme "Luther", Luther é um filme alemão (diálogos em inglês e latim) de 2003 dirigido por Eric Till. No papel principal, Joseph Fiennes. O filme cobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo (1530).

Joseph Fiennes - no papel principal de Lutero.

Um dos momentos mais importantes da Reforma Protestante foi quando Lutero se viu em julgamento frente ao núncio Papal Girolamo Aleander e o Imperador Carlos V, ele com toda a altoridade que Deus lhe dava através do conhecimento das escrituras, disse as seguintes palavras quando lhe foi perguntado se renegava as heresias contidas em seus livros:

"A menos que me convençam mediante o testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito em Papas nem em Concílios, já que está provado que por tantas vezes se contradisseram, pelos textos da Sagrada Escritura que já citei. Minha consciência permanece cativa à Palavra de Deus - renegar, eu não posso! Por isto, não posso nem quero renegar nada, porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."

E assim, o imperador Carlos V da Alemanha, se retirou irado e envergonhado diante do clero e da nobreza alemã. Um mês depois redigiu e mandou publicar o Édito de Worms, em 25 de maio de 1571, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, banindo suas obras da Alemanha. O estopim da Reforma estava armado.

ÉDITO DE WORMS

"Por esta razão, proibimos que toda e qualquer pessoa, de agora em diante, ouse por palavras ou obras, receber, defender, abrigar ou favorecer o dito Martinho Lutero.

Pelo contrário, nós o queremos capturado e punido como merece um notório herege, que deve ser trazido diante de nós ou ser mantido em segurança até que os que o prederem nos informem, para que ordenemos a maneira apropriada de como proceder com o esse Lutero.

Aqueles que ajudarem na sua captura serão generosamente recompesados pelos bons ofícios."

O Exílio de Lutero no Castelo de Wartburg (1521-22) - Frederico “o Sábio”, o governador civil de Lutero, arranjou seu “seqüestro” durante a viagem de volta à Wittenberg. Ele foi levado para o Castelo Wartburg, em Turíngia [região sul da atual Alemanha], e permaneceu ali por dois anos. Durante este tempo foi proibida a leitura dos seus livros e uma recompensa pela sua captura foi anunciada. O próprio Lutero estava ativo, traduzindo o Novo Testamento para o Alemão.

Entre 1531 e 1545, Lutero deixou a direção do movimento reformador nas mãos de Melanchthon e retirou-se para sua cátedra de Wittenberg. Em 1534, concluiu a tradução completa da Bíblia, que, juntamente com suas coleções de hinos e salmos, desempenhou papel fundamental na fixação da língua alemã. Apesar de gravemente doente, escreveu diversos textos polêmicos, entre os quais Von den Conciliis und Kirchen (1539; Dos concílios e das igrejas).

Lutero morreu em Eisleben, em 18 de fevereiro de 1546. O ex-monge agostiniano teve morte natural, embora não haja um consenso entre o seus biógrafos acerca da sua causa mortis. O historiador Frantz Funck-Brentano, por exemplo, escreveu em sua obra "Martim Lutero":

"Os dois médicos, que o tinham tratado nos últimos momentos, não puderam chegar a um acordo sobre a causa de sua morte, opinando um por um ataque de apoplexia, outro por uma angina pulmonar."

Depois de sua morte, agravaram-se as dissensões não só entre as igrejas protestantes, como no próprio luteranismo. Porém, a figura de Lutero permaneceu
como a do grande inspirador da Reforma.

Enfin,Lutero foi Defensor da idéia de que o perdão divino é um dom a ser aceito e não um prêmio a ser conquistado. A salvação do homem é apenas pela fé, negou todo tipo de autoridade por parte de Roma e exortou à livre interpretação das Sagradas Escrituras, única autoridade existente.

É preciso que a “palavra de Cristo habite em vós abundantemente” (Colossenses 3:16). Cada um de nós é responsável por conhecer as Escrituras e por viver de acordo com o que ela ensina. Quando a igreja esquece o que a Bíblia ensina e ignora o que Jesus ensinou, o caos reina.

Há muitas igrejas hoje, mas apenas um evangelho. É a “fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3). Que sejamos cuidadosos em preservar essa fé e passá-la adiante sem qualquer alteração, e que o Senhor continue a cumprir sua promessa de estabelecer a sua Igreja.

Graça e paz!

Matéria extraída de uma ou mais obras literárias.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quero seguir Jesus, mas parece que algo me impede



Entregar a vida para Jesus é algo que mudará para sempre as nossas vidas, engana-se quem pensa que os reflexos dessa decisão serão apenas na eternidade.

Quando aceitamos a proposta de Jesus de ser um de seus seguidores, haverá oposição, isto é fato! Não estranhe se você sentir vergonha, desânimo e uma sensação de que estará perdendo algo. A Bíblia diz que a carne (nossa natureza pecaminosa) milita contra o Espírito e vice-versa. Mas não é só isso, temos um inimigo, Satanás, ele não quer que sigamos a Jesus e fará todo o esforço possível para colocar obstáculos visando impedir sua decisão de servir exclusivamente a Jesus Cristo.

Veja o exemplo do próprio Jesus que durante 40 dias sofreu dura tentação para mudar os planos. Jesus venceu e venceu pelas armas espirituais, devemos seguir o mesmo caminho.

Alguns conselhos para aqueles que querem seguir Jesus, mas parece que algo os impede:

A força que você precisa vem de Deus e não de você. Creia nisso e espere em Deus.
Ore e busque com confiança que Deus é justo para lhe ajudar.

Esforça-te. Não espere Deus fazer aquilo que você pode fazer. Ir ao culto, orar, jejuar, ler a Bíblia e afastar-se do pecado são responsabilidades nossa e não de Deus.

Procure estar ao lado de pessoas sérias e comprometidas com a palavra de Deus. Esqueça as conversas vãs.

Converse com o pastor da igreja onde quer congregar, apresente suas dificuldades, dúvidas e peça ajuda. A igreja tem a obrigação de ajudar os necessitados, materiais e espirituais também.

A oração é uma arma poderosa, não para mudar Deus, mas para mudar nós mesmos diante de dele.
Sei que não existe nenhum passo-a-passo para ser vencedor, mas sei que aquele que te chamou é maior que aquele que te impede.

Espero ter ajudado, sei que o inicio da caminhada é dura pois já passei por isso, mas consegui me firmar e hoje por misericórdia e compaixão caminho com Deus. Ele é
meu respirar,meu tudo, meu princípio meio e fim. A Ele toda Glória e honra pelos séculos dos séculos, amém!!

Graça e paz!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

José Serra promete vetar lei contra homofobia



O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu hoje em Foz do Iguaçu (PR) vetar a Lei da Homofobia, caso ela seja aprovada pelo Congresso.

Segundo Serra, o projeto, como foi aprovado na Câmara, pode tornar um crime "semelhante ao racismo" a pregação de pastores evangélicos contra a prática homossexual.

Ele prometeu o veto depois de ser inquirido sobre o assunto por um pastor presente à 50ª Convenção Anual das Igrejas Assembleias de Deus do Paraná. A proposta, aprovada na Câmara, ainda não foi votada no Senado.

"Uma coisa é grupos de extermínio, praticando violência contra homossexuais, como já ocorreu em São Paulo. Outra coisa é o projeto como está, que passa a perseguir as igrejas que combatem a prática homossexual", afirmou.

Ele disse que, eleito, não terá dificuldades de fazer a maioria no Congresso, "sem barganhas" para evitar a aprovação da lei.

Convidado de honra dos evangélicos reunidos em Foz do Iguaçu (a 656 KM a oeste de Curitiba), Serra se comprometeu também a lutar contra pontos do Plano Nacional dos Direitos Humanos criticados pela Igreja.

Entre os temas estão a descriminalização do aborto, a união homossexual, a invasão de propriedades e questões relativas à liberdade religiosa.

Segundo o tucano, o Plano Nacional dos Direitos Humanos, "encaminhado por Dilma à sanção do presidente Lula", criminaliza "quem é contra o aborto".

Serra disse, a uma plateia estimada pelos organizadores em mais de mil pessoas, que o plano incentiva a invasão à propriedade, "não só ao imóvel rural, mas também a um apartamento".

Questionado sobre a união homossexual, Serra, que havia defendido a união civil, recentemente, em São Paulo, preferiu lembrar que a tentativa de controle social da mídia pode levar a situações de interferência na liberdade religiosa dos brasileiros.


Comentário:

O José Serra disse o que todos os cristão queriam ouvir, disse ser contra a PL 122/2006. Bem melhor que a Dilma pois quando indagada sobre a lei tratou de fazer como Pilatos, lavou as mãos dizendo que esse é um problema do Congresso, não do Executivo. Mas como diz a Biblia em Jeremías: "maldito é o homem que confia no homem..."
Vamos continuar orando então amados.
Graçaa e paz!

Faça um blogueiro feliz, comente.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A oração traz intimidade com Deus, traz paz e comunhão



Os ouvidos de Deus estão abertos e a melodia entoada em nossas orações está tocando o coração do Pai, mesmo que às vezes isso pareça algo distante de ser percebido por nós. Cada uma das minhas, das suas, das nossas palavras são como música aos ouvidos do Senhor e Ele se agrada em nos atender. Por meio de Jesus Cristo nós podemos pedir qualquer coisa ao Pai.
Faça soar nos ouvidos de Deus o som que Ele quer ouvir... Ore. A oração traz intimidade, traz paz, supri as necessidades espirituais e materiais. Existe uma batalha dentro de nós, essa batalha é entre a carne e o espírito. Se alimentarmos a carne ela ganha e, conseqüentemente, ocorre a derrota do espírito em nossas vidas. Porém, a verdadeira vida só recebemos por intermédio de Jesus Cristo, devemos alimentar o espírito. E como alimentá-lo? Somente buscando da fonte da vida que é Deus. E como buscar da fonte? Orando!!!

A oração tem de ser prioridade em nossa vida. Nela encontramos a intimidade de Deus e por sua instrumentalidade somos conformados à imagem de Seu Filho Jesus Cristo. Por isso, ore! Para orar, você não precisa de pré-requisitos; não precisa de títulos; nem de conhecimento. A oração sincera só exige uma coisa: amar a Deus sobre todas as coisas.


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.(Filipenses 4.6)

“Uma noite de oração pode salvar-nos de muitas noites de insônia”.
R. A. Torrey

Graça e paz!

Judeus Messiânicos e Judeus tradicionais, quais obstáculos motivam a discórdia desses dois grupos?



Romanos 1:17 diz: "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé."



Yechkiel (Ezekiel) {36:26} Também vos darei um coração novo, e porei dentro
de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei
um coração de carne.
{36:27} Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos
meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

Um dos principais obstáculos e motivo da discórdia e divisão entre Judeus
Messiânicos e Judeus tradicionais gira em torno da obtenção de um novo coração.
O Judaísmo, na sua forma atual, não se pode compreender a transformação
que se experimenta quando recebem Yeshua HaMashiach como o verbo.
Eles rejeitam a crença em Yeshua, mas com base na razão humana e de
um perturbado, aflito e "excesso" de zelo no coração.

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." At. 20:24


O texto bíblico em pauta refere-se à promessa de Deus de restauração espiritual do seu povo, Israel. A mesma promessa aparece em outros textos bíblicos, como por exemplo, no cap 37 do mesmo livro, onde Israel é visto como um vale de ossos secos, sem vida, e que mediante a palavra ordenada por Deus, revive diante dos olhos do profeta. Parte da profecia já teve o seu cumprimento (restauração nacional), a outra parte, a que se refere o texto (restauração espiritual) só acontecerá após o arrebatamento da igreja.

A Bíblia diz: “De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede as saídas da vida” (Pv 4.23; Mt 15.19)."Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." As nossas atitudes externas por meio do corpo, tanto as boas, quanto as ruins, procedem do coração.

É ali que nasce: a inveja, a malícia, a contenda, a desobediência, a insensibilidade, a idolatria, a profanação, o adultério, etc.
Tem coração que é como pedra: Duro, insensível, obstinado, ingrato, indiferente, cruel, profano! “Mas a palavra de Deus é como martelo que esmiúça a penha” (Jr 23.28,29).

CONCLUSÃO: Hoje Deus quer arrancar esse coração de pedra, duro, insensível, obstinado e te dar um coração novo, alegre, cheio de vida, de paz e de comunhão.

Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor que fez o céu e a terra!!

Graça e paz!

sábado, 2 de outubro de 2010

O namoro segundo a Bíblia (Orientação bíblica e respostas para o namoro cristão)


Deixa que digam, que pensem, que falem;
deixa isso pra lá, vem pra cá, o que é que tem?
Eu não estou fazendo nada, você também.
Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém?
Essa música expressa a visão pela qual o mundo enxerga um relacionamento a dois, entre pessoas de sexo diferente. O importante é curtir o momento e as sensações de uma relação emocional e física com alguém que me atrai. Não devo pensar nas conseqüências, apenas deixar o clima rolar e ver no que dá.
Infelizmente, essa visão distorcida não é exclusividade de incrédulos. Muitos cristãos demonstram imaturidade espiritual e emocional, ao lidarem com pessoas do sexo oposto e ao iniciarem um relacionamento de namoro com alguém. Como bem destacou Jayro Cáceres, “A nossa cultura tem torcido os valores bíblicos… As palavras ‘curtire aproveitar’ têm
substituído a palavra ‘preparar’”.3 Isso revela, de modo profundo, como há uma carência séria e triste da compreensão bíblica do que o namoro realmente significa e qual o seu propósito. O objetivo deste estudo, então, é fornecer a fundamentação e perspectiva bíblica para aqueles que pensam em namoro, preparando-os para os passos corretos, com um foco acertado e de um modo que honre e glorifique a Deus.

UM NAMORO COM PROPÓSITOS
É essencial para um namoro ter propósitos bem claros e delineados. Ainda que o casamento deva estar em foco, sempre, ele não é o propósito principal, mas conseqüência de
outros dois propósitos que devem governar nossas vidas.
1. O namoro deve visar a glória de Deus – Rm 11.36; 1 Co 10.31; Cl 3.17
2. O namoro precisa ser uma caminhada rumo à imagem de Cristo – Pv 17.17; Rm
8.29; Ef 4.15-16
Quando estes dois focos são bem claros, antes de tudo, na nossa vida de solteiro, então, saberemos conduzir um namoro agradável a Deus (Rm 12.1; Ef 4.9-10). Um namoro
que honra a Deus, sem dúvida, visará o casamento, pois Deus, não criou o namoro em si, mas o casamento. A afeição compartilhada por um casal só tem sentido quando busca a lealdade e a intimidade profunda no casamento. Qualquer relacionamento que fuja disso é brincar com os sentimentos alheios e defraudação (1 Co 13.4-5; Fp 2.3-4; 1 Ts 4.3-6). Vejamos algumas
fundamentações bíblicas:
1. O casamento faz parte do plano de Deus na criação da humanidade – Gn 2.18, 24.
2. O casamento reflete a imagem de Deus no homem, em que há diversidade e unidade, ao mesmo tempo – Gn 1.27.
3. No Antigo Testamento, o relacionamento pré-matrimonial entre dois jovens, deveria visar o casamento – Dt 22.23, 24 (esse texto mostra o grau de fidelidade que a noiva devia ao seu futuro marido, idêntico ao de uma mulher casada); Mt 1.18-19, 24-25.
“No Oriente Próximo o noivado … é quase tão definitivo como o próprio casamento. Na Bíblia a mulher comprometida em noivado era algumas vezes chamada de ‘esposa’ e estava obrigada à mesma fidelidade … e o noivo era algumas vezes chamado de ‘esposo’”.
4. O livro de Cantares mostra o amor romântico que se desenvolve no noivado (Ct 1.1. – 3.5) e se concretiza na aliança do casamento e na vida a dois (Ct 3.6 - 8.14).
5. O casamento reflete a relação entre Cristo e a Igreja, previsto desde a eternidade por Deus e que reveste o casamento de dignidade - Ef 5.22-33. A Bíblia não fala diretamente do namoro, mas apresenta o modelo do noivado que é o que mais se aproxima do namoro atual, em que dois jovens, se comprometem a buscarem a vontade juntos quanto à possibilidade de casamento e caminham nessa direção.5 Como fora destacado: Quando dois jovens começam a namorar, isso não significa absolutamente que eles irão casar.
Mas, deve significar, pelo menos, que eles pensam em se casar. Entregar a mão […] e o tempo a uma pessoa com quem não se pensa em casar, é pecado.
6 (grifo meu) Quando o namoro busca o casamento, “elimina a idéia de curtição e acentua o seu caráter de preparação”.7 Pois o namoro “é uma fase de preparação para o casamento e mais uma oportunidade para o exercício da suprema tarefa da Humanidade, glorificar o nome de Deus”.
8 PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Dentro dos propósitos acima, alguns princípios orientadores precisam ser seguidos, visando a glória de Deus no namoro:
9 1. O namoro deve ocorrer apenas no contexto entre pessoas da mesma fé –1 Co 7.39; 2 Co 6.14 – 7.1. “A Bíblia ensina com clareza que crentes não devem se colocar em jugo desigual (2 Co 6.14-16). A visão nítida, preto no branco, de 2 Coríntios 6 – justiça ou iniqüidade, luz ou trevas, Cristo ou o Maligno, crente ou o incrédulo, Deus ou ídolos – não dá margem a erro!”
10. “As Escrituras afirmam claramente que um cristão não deve nem considerar um cônjuge incrédulo”.
11 “Ser crente é algo mais que confessar sua fé em Jesus Cristo. É também algo mais que ser membro de uma igreja. Ser crente é um estilo de vida. Na prática, significa
que você ama a Jesus e está pronto a depender dEle mais que de seu cônjuge”.
12 Muita dor pode ser evitada quando o crente decide se submeter fielmente a Deus nessa área. Um relacionamento íntimo com um incrédulo implica em deixar a visão bíblica de vida cristã e adotar à cosmovisão do(a) namorado(a), que está completamente distante de Deus e morto espiritualmente em seus pecados (Ef 2.1-
3).
2. O namoro cristão deve ocorrer no contexto de um desenvolvimento da maturidade cristã – Ef 4.15-16; Cl 3.16. É imprescindível que as duas pessoas que pretendem iniciar um namoro, na direção de um casamento, estejam crescendo na sua fé pessoal com Cristo e juntamente com a igreja, como comunidade. Tanto o texto de Efésios como o de Colossenses que abordam a questão do casamento, a inserem dentro de um contexto de vida espiritual frutífera tanto pessoalmente como em comunidade (ver Ef 5.15-33; Cl 3.12-19).
3. O namoro cristão deve florescer dentro de afinidades cristãs e teológicas – Ec 4.12; Mc 3.24, 25. “Cristão” ou “evangélico” se tornaram termos tão gerais, que é necessário conhecer bem a pessoa, antes, de cultivar um relacionamento afetivo, em que se abra o coração ao outro. É muito importante a pessoa avaliar se o outro pensa de modo concorde a respeito de várias questões muito importantes. O que meu pretendente pensa a respeito de Deus, doutrinas da fé cristã (ex. 1 Jo 4.1-3), vida de devoção pessoal e comunitária, vida familiar, situações de conflito, trabalho e amigos, certamente, são muito importantes para se dar um passo na direção de um namoro e casamento.
Há dois artigos em português muito úteis, que auxiliam a fazer perguntas acertadas quando um casal tem em mente o namoro e casamento. Um deles é Tópicos para conversação quando um homem e uma mulher estão considerando o casamento, de John Piper13 (duas perguntas na parte de Marido e Esposa são recomendáveis apenas para noivos) e Devemos nos casar? de David Powlison e John Yenchko.14
4. O namoro cristão precisa visar objetivos futuros em comum - Am 3.3. “Unir-se significa andar na mesma direção que seu cônjuge … Duas pessoas muito diferentes podem ter um casamento maravilhoso, mas há alguns aspectos básicos em que o acordo é necessário para que um homem e uma mulher possam se unir um ao outro”. Quando os três pontos acima são avaliados com honestidade e seguidos, então, há uma grande possibilidade de que este último seja observado com sucesso. Todavia, planos como futura profissão ou ministério, estilo de vida, entre outros, precisam ser avaliados com cuidado e ser percebido até que ponto um se adapta ao plano e projeto do outro e está disposto a seguir com o relacionamento nas condições conversadas.
Hoje, a maioria dos jovens já não namora, mas fica com alguém, por algumas horas ou a duração de uma festa. O sexo tem sido apresentado pelos meios de comunicação como algo que pode ser praticado desde a
adolescência, sugerindo que o relacionamento sexual entre jovens conduz a um conhecimento mais “intimo e salutar” entre namorados. E como resultado temos jovens portadores do vírus HIV, meninas grávidas ainda no inicio da adolescência, e rapazes que se tornam pais de crianças das quais poderiam ser irmãos.

Os jovens se vêem cada vez mais desorientados no que se refere ao namoro e ao sexo, principalmente aqueles que observam os valores cristãos de conduta e comportamento.

Espero ter tirado algumas dúvidas.

Graça e paz!