sábado, 29 de maio de 2010

Fuja do mal. Seja sábio!

Séculos atrás, o apóstolo Paulo estabeleceu um princípio de
segurança espiritual.

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” I Cor. 10:12.

As grandes derrotas da vida não acontecem quando estamos em guarda.
Mas quando, confiados em nossas vitórias passadas, achamos que estamos
seguros e abaixamos a guarda.
Fuja do mal. Seja sábio.
Pare hoje mesmo de brincar com o perigo. Não abaixe a guarda.
Não sinta segurança nas suas próprias forças. Isso pode ser fatal.

Quando Deus orientou o homem a fugir da aparência do mal, estava prevenindo-o do pior. Veja que Ele alerta quanto a “aparência”, que dirá o mal em seu teor específico. Deus avisa os seus servos sobre o perigo antes que ele aconteça.

Muitos cristãos, nos dias de hoje, parecem ter decorado o “não tem nada a ver” ou o “não é bem assim”. Os cristãos de hoje estão se esquecendo de um detalhe muito importante, independente do século em que vivemos: “SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ A DEUS”. (Hebreus 12:14)
Isso é fato e se ilude quem pensa que pode andar com Deus de qualquer maneira.

Se Davi, ao ver Bate-Seba tomando banho, tivesse desviado os seus olhos, estaria fugindo da aparência do mal. Isso lhe evitaria chorar a morte de um filho. Todo plantio tem uma colheita certa. Seja ele bom ou ruim. Deus perdoou Davi por tudo que havia feito, porém, observando a vida de Davi daí para frente, se percebe que houve uma série de acontecimentos ruins na trajetória de sua família.

Uma filha foi vítima de incesto e estupro, um filho planejou a sua morte desejando se assentar em seu lugar como rei de Israel, entre outras muitas coisas que entristeceram o coração de Davi.

Deus sabe o limite de cada um e jamais provará alguém além do que possa suportar. É preciso saber que o Espírito de Deus provê ao seu povo a força para ouvir Sua palavra e o Senhor irá fielmente capacitar seu povo para suportar o que vier, seja o que for.
A atitude de se desviar do mal e procurar ajuda na hora da tribulação, porém, precisa vir do homem, pois Deus lhe deu o livre arbítrio.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).

Fuja do mal. Seja sábio!

Graça e paz!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mensagem para adolescentes cristãos


Não pare no meio do caminho

Olá amados, Deus abênçoe todos!

Vou postar aqui um texto muito abênçoado, é do irmão João Cruzué, do blog olhar cristão. É um texto que falou muito ao meu coração, um texto que fala de jovens e adolescentes evangélicos que vivem uma vida de lutas em busca de uma vida santa diante do Pai.

Trabalho com adolescentes na igreja onde congrego, e sei da dificuldade de mantê-los na igreja, pois as coisas do mundo são muito mais atrativas aos olhos. Tivemos um culto muito abênçoado ontem(22/05), uma programação de louvor. Estavam três igrejas presentes ali, e o clima era de total adoração, total não, podia-se ver que enquanto alguns cantavam, levantavam as mãos, outros não estavam nem aí para o que estava acontecendo. Eu estava ministrando o louvor, e confesso que ficava muito triste em ver aqueles jovens até bocejando durante o culto, total desinteresse. Mas amém, vamos ao texto:

Tenho visto dezenas de adolescentes (e adultos também) indo à frente do púlpito a convite do pregador, ao final de uma mensagem. Por vezes e vezes, vejo os mesmos teens indo, e indo à frente.

E Isto aconteceu de novo nesse domingo. Quando eu olhei e vi aqueles rostos, meu coração se moveu e eu chorei. Vi que eles estavam preocupados com sua forma de caminhar.

Chorei porque vi a angústia e um desejo sincero de buscar ajuda do Senhor Jesus. Alguns já estavam parados, sem forças para voltar a caminhar. Tempos difíceis.

Difíceis pelas muitas ofertas de pecado. Difíceis pelas muitas cobranças. Estudos, trabalho, mais responsabilidades. Por outro lado, a questão da aceitação nos grupos, a experiência do primeiro amor, da primeira desilusão. A culpa do namoro sem santidade. O mundo dos adultos definitivamente não é um lugar confortável, senão estranho e hostil.

O que é muito valorizado pelos adolescentes não crentes de hoje, é via de regra, repugnante diante dos olhos de Deus. Manter a fidelidade ao Senhor exige compromisso. E este compromisso é muito importante na hora das necessidades mais agudas, quando você ora e Deus responde.

Muitas coisas eu poderia dizer olhando para os micos e bandeiras que aconteceram na minha adolescência. Até os 18, era muito raro ter algum dinheiro no bolso. Quando recebi meu primeiro salário, gastei tudo em roupas, cintos , perfumes... Na maioria das vezes, eu olhava as coisas com um olhar comprido. Sonhos de consumo impossíveis. E muitos desistem muito facilmente da fé, quando param pelo meio do caminho e buscam se dar bem roubando, prostituindo-se e vendendo drogas.

Aos 18 aceitei a Jesus como meu Salvador. Aos 19 eu me firmei na fé. Foi no dia do meu aniversário. Foi quando eu entendi mais claramente o que significava aceitar Jesus como SENHOR. Foi só a partir daí, eu também entendi o que era a verdadeira alegria:pela presença de Deus em minha vida.

Passei por aflições bem difíceis, mas nunca perdi a alegria. E uma dessas aflições foi a "sugestão" de meus pais para que eu saísse de casa, pois eles eram católicos e eu me tornara um crente. Isto basta.

Depois que Jesus fez morada em mim, aprendi o exercício do perdão. Que devemos perdoar sempre, mesmo que isto seja muito difícil. O perdão mantém a presença de Deus em nossas vidas. Isto é muito importante para receber as respostas de nossas orações. Se eu fosse examinar cada ano de minha fé, para definir o que foi mais importante para me aproximar de Deus eu diria que foi o exercício do perdão. Eu não fiquei parado à beira do caminho, chorando por uma decepção do passado. Perdão e oração.

Algumas orações têm respostas imediatas. Mas para que a nossa fé cresça, Deus sabe que não pode nos dar tudo o que queremos. Ele quer que aprendamos também a esperar pelas respostas. E esperar não é muito do nosso feitio. Mas é bíblico: Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. O Senhor sempre nos ouve.

Não pare no meio do caminho.

Abandonar a esperança e descrer das promessas da palavra de Deus é uma triste realidade. Existe uma guerra espiritual e o diabo conta com as frustrações e decepções do nosso dia a dia para enfraquecer a nossa fé. Eu sei que o SENHOR existe e que confia em nós nessas batalhas cotidianas que travamos para não sermos envenenados pelas coisas do mundo.

Santidade é separação das coisas do mundo. O domínio da nossa vontade é uma batalha crucial. Ou agradamos ao Senhor e a seu tempo colhemos os bons frutos da nossa oração ou se desistirmos de esperar damos de "bandeja" nosso futuro para o diabo. Se permanecermos fiéis durante as tribulações, Deus nos dará vitória naquilo que precisamos.

Não importa quem ou o que esteja afligindo você. Não importa o tamanho da "pedra" no seu sapato. Confie nas promessas do Senhor. Fique firme. Seja fiel. Pois chegará um tempo, em que você vai receber a resposta de Deus para todas as suas necessidades.

Para isso, não tenha comunhão com o mundo. Não tenha amizade com colegas mundanos. Seja separado daquilo que não presta, e Deus vai amá-lo como filho, como filha. E tudo que você pedir vai receber.

Eu sei disso, é assim que vem acontecendo comigo há 34 anos. O Senhor tem sido fiel. Tenha você também um firme compromisso de fidelidade com ele. Como Daniel. Se você não firmar este compromisso de fidelidade e santidade com o Senhor, não haverá oração que baste.

Depende de você. Se você for fiel, você conseguir ajuda do Senhor para estudar, se graduar, se casar, comprar sua casa, criar uma família abençoada, possuir um carro novo, ser uma bênção para você e a sociedade. Jacó não tinha nada quando fugiu de casa. Deus o fez rico. Mas Jacó aprendeu a ser fiel com o Senhor.

Seja fiel em tudo. Nunca fique parado no meio do caminho, pois as maiores bênçãos da sua vida, ficam para ser recebidas depois.

João Cruzué

Então adolescentes amados, é isso. Gostaria que lessem esse artigo com muito carinho, pois, foi com muita preocupação que o escrevi e sei que o pastor João compartilha do mesmo sentimento.

"Para isso, não tenha comunhão com o mundo. Não tenha amizade com colegas mundanos. Seja separado daquilo que não presta, e Deus vai amá-lo como filho, como filha. E tudo que você pedir vai receber."

Amém amados, graça e paz!

Cuidado com as armadilhas do inimigo



Quando não aprendemos com o erro dos outros, temos que passar pelos mesmos erros. Precisamos observar as pessoas e tirar lições de seus erros e acertos. Vivemos um tempo de muitas negligências espirituais e o que ouvimos é o chavão: “Errar é humano”. Mas o pecado trás terríveis conseqüências. Todos nós corremos o risco de cometer pecados e também de sofrer as conseqüências. Por isso não podemos esquecer de um provérbio Chinês que diz: “A mais forte serpente pode ser vencida por uma multidão de formiguinhas” A vida do crente pode ser de um gigante espiritual, mas sua queda começa com errinhos aparentemente insignificantes que prejudicam toda sua vida. Alguns homens da Bíblia ficaram famosos por grandes vitórias, mas outros por grandes fracassos. Mas os que são mais lembrados e que mais nos ensinam são aqueles que juntaram os cacos de suas vidas e da derrota fizeram a vitória. E nesse caso se encontra a vida de Sansão, sua história tem muito a nos ensinar e podemos ser advertidos por sua experiência.
Na vida de Sansão podemos aprender duas lições bem práticas que tocam nossa vida cristã: 1) O poder de DEUS demonstrado de maneira impressionante; 2) A influência sedutora que o mundo exerce sobre os santos com a finalidade de lhes roubar a consagração.
* O segredo de uma boa armadilha é o seu poder de atração. Juízes (16:1-19)

* No Éden, Eva observou que o fruto era bom para se comer e agradável aos olhos. Gên.3:6
* A Bíblia ainda afirma que: "cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria cobiça". (Tiago 1:14)
* Sansão permitiu-se ser atraído por sua cobiça. Juízes (16:1,4)
* O inimigo sabe como ninguém buscar o ponto fraco de cada um de nós.
* Muitos caem na armadilha de menosprezar o inimigo. Juízes (16:6-16)
* Muitos caem na armadilha de não valorizar sua aliança com Deus. (Juízes 16 vs 17)
* Sansão era nazireu. Sua vida deveria ser consagrada ao Senhor e ele não valorizou esta aliança.
* Não estamos valorizando nossa aliança com Deus ao vivermos uma vida cristã medíocre.
* Muitos caem na armadilha de "dormir" na presença do inimigo. (Juízes 16 vs 19)
* Na parabola do joio, os inimigos aproveitaram-se do sono dos trabalhadores, para semearem o joio no meio do trigo. (Mt 13:24,25)
* "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" (IPedro 5:8)
* Muitos tem caído na armadilha de julgarem-se fortes por si mesmos. (Juízes 16 vs 20)
* A Bíblia orienta: "Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder".(Ef 6:10)

Um velho pregador chamado Buddy Robinson dizia: Vou morder o diabo enquanto eu tiver dentes, e depois, se eles se acabarem, continuarei morde-lo com a gengiva até destruí-lo. Isso é determinação! Uma vez consagrados ao Senhor, temos que manter determinação constante. Os mais fortes impulsos levantam-se dentro de nós para nos afastar de Deus; e talvez o mais forte de todos os impulsos seja o sexo. Devemos lembrar que uma derrota na vida espiritual não vem repentinamente, mas como no caso de Sansão, vem como conseqüência da negligência na consagração diária a Deus. Temos que vigiar nossas fantasias, pois a área que mais tem trazido escândalos é a do sexo. Esse foi o problema de Sansão, de Davi, de Salomão e tem sido o problema de milhares de pessoas. Como Dalila importunava Sansão todos os dias, a tentação será constante para todos nós. Recuse toda e qualquer pornografia, recuse toda e qualquer aparência do mal. Pare de dar desculpas as suas concupiscências, acorde para uma vida melhor, mais consagrada ao Senhor. Não devemos usar o pecado como um brinquedo mortífero, pois o pecado pode cegar e amarrar uma pessoa. Diz a Bíblia: Como cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter seu espírito” (Prov. 25:28). Assim é o homem que não tem domínio próprio, pois fica a mercê de seus inimigos. Devemos dominar nossos desejos, pois domínio próprio faz parte do fruto do espírito que é o resultado de uma vida consagrada ao Senhor.
Sansão aprendeu com sua derrota, mas nós aprendemos mais com sua derrota. Não podemos de forma alguma esquecer de consagrar nossas vidas ao Senhor cada dia. Não basta que tenhamos sido consagrados por nossos pais. Não esqueçamos de lutar com determinação contra o pecado, contra satanás e contra nós mesmos, nossos instintos. Devemos lutar até alcançar a vitória final, pois Deus não habita com o pecado. Nosso desafio é viver neste mundo como heróis, pois não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros que correm junto ao salvador. Não podemos andar sozinhos! Jesus nos convida “Tomai sobre vós o meu jugo” isto é, devemos tomar a canga, e andar com Jesus sempre e assim nunca seremos derrotados. Sadu Sundar Sing diz: O sol irradia seu calor sempre, as mudanças do dia, noite e estações não são devido ao sol, mas ao movimento da terra. Também o sol da Justiça, o Deus vivo, é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. Se nos exaltamos em alegrias ou mergulhamos em tristezas é tudo devido à posição que tomamos para com Ele. Derrota ou vitória depende de nossa posição em relação a Deus, nunca da posição de Deus.

Deus vos abençoe amados!
Graça e paz!

Vergonhosas previsões do fim do mundo que nunca aconteceram



Devido o lançamento do filme "2012", que estréia nos cinemas no próximo dia 13 de novembro, onde é retratado o fim do mundo, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 "profecias" sobre o fim do mundo que nunca aconteceram. Inclusive, na lista abaixo tem até um "pastor" americano que se embaraçou "profetizando" vergonhosamente coisas que não aconteceram.


Galinha profeta de Leeds, 1806
A história tem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno iminente de Jesus Cristo, mas nenhuma mensagem é mais estranha do que a da galinha de um inglês na cidade de Leeds, em 1806. O que contam é que a "galinha profeta" começou a botar ovos com a frase "Cristo está chegando". As notícias deste milagre se espalharam e muitas pessoas se convenceram de que o juízo final estava à mão. Até que alguém descobriu que tudo não se passava de uma farsa.


Os millerites, 23 de abril de 1843
Um fazendeiro da Nova Inglaterra chamado William Miller, após ter feito durante vários anos um estudo muito cuidadoso de sua Bíblia, concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal da escritura.
Ele explicou para quem quisesse ouvir que o planeta chegaria ao seu fim em algum momento entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. O fazendeiro pregou e espalhou a notícia o suficiente para que milhares de seguidores - conhecidos como Millerites - decidissem que a data efetiva seria em 23 de abril de 1843.
Muitas pessoas venderam ou deram seus bens, admitindo que eles não seriam mais necessários, mas quando chegou o esperado 23 de abril, e Jesus Cristo não veio, o grupo finalmente se dissolveu - com alguns integrantes formando o que hoje são os adventistas do Sétimo Dia.


Mórmon e o Armageddon, 1891
Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião de líderes de sua igreja em fevereiro de 1835 para contar que tinha falado com Deus recentemente e, que durante a conversa, tinha ouvido que Jesus Cristo retornaria nos próximos 56 anos. Nesta data, o fim do mundo seria iniciado imediatamente.


Cometa Halley, 1910
Em 1881, um astrônomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianogênio, conhecido também como cianeto. Esta foi apenas uma notícia de interesse passageiro até que alguém alertou que a Terra poderia passar pela cauda do cometa Halley em 1910.
Será que todos no planeta seriam atingidos por um gás tóxico mortal? A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando um pânico em massa no próprio país e no exterior. No entanto, os cientistas conseguiram explicar que não havia nada a temer.


Pat Robertson, 1982
Em maio de 1980, um televangelista e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustou e alarmou a população - ao contrário de Mateus 24:36 ("Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu") - ao informar em seu programa de TV que ele sabia que o mundo ia acabar. "Eu garanto que até o final de 1982 o mundo terá o juízo final", disse Robertson.


Heaven's Gate, 1997
Quando o cometa Hale-Bopp surgiu em 1997, surgiram rumores de que uma nave alienígena estaria seguindo o cometa - encoberto, é claro, pela NASA e pela comunidade astronômica. Embora a alegação tenha sido refutada por astrônomos - e poderia ser refutada por qualquer pessoa com um bom telescópio - os rumores foram espalhados por um reconhecido programada de rádio.
A partir de então, uma seita que cultuava a ufologia em San Diego, chamada Heaven's Gate, concluiu que o mundo iria acabar em breve. O mundo realmente teve um fim, mas apenas para os 39 membros do grupo, que se suicidaram em 26 de março de 1997.


Nostradamus, agosto de 1999
As escritas ofuscadas e metafóricas de Michel de Nostradame têm intrigado as pessoas por mais de 400 anos. Seus textos, cuja precisão depende muito de interpretações flexíveis, foram traduzidas e retraduzidas em dezenas de versões diferentes. Um dos mais famosos dizia: "No ano de 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror".


Bug do Milênio, 1º de janeiro de 2000
No início do século passado, muita gente ficou preocupada que os computadores poderiam causar o fim da Terra. O problema, referido pela primeira vez no início dos anos 1970, era de que muitos computadores não seriam capazes de diferenciar as datas entre 2000 e 1900. Ninguém estava realmente certo sobre o que aconteceria, mas muitos acreditaram que um holocausto nuclear pudesse destruir o planeta. Nada disso ocorreu e o novo milênio começou com apenas algumas falhas.


Gelo e o fim do mundo, 5 de maio de 2000
No caso do Bug do Milênio não vir efetivamente, uma catástrofe global foi assegurada por Richard Noone, autor do livro "5/5/2000 Ice: the Ultimate Disaster" ("5/5/2000 Gelo: A Catástrofe final", na tradução do inglês). Segundo Noone, a massa de gelo da Antártida ficaria com 3 km de espessura em 5 de maio de 2000 - data em que os planetas seriam alinhados no céu, de algum modo, resultando no degelo global.


Pastor da Igreja de Deus, 2008
Segundo o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, o fim dos tempos está sobre nós - mais uma vez. Em seu livro "2008: God's Final Witness" ("2008: O testemunho final de Deus", na sigla em inglês), ele afirma que centenas de milhões de pessoas vão morrer e, até o final de 2006, "haverá um prazo máximo de dois anos para o restante do mundo mergulhar no pior momento de toda a história humana". No outono de 2008, os Estados Unidos não seria mais uma potência mundial e deixaria de existir como nação independente.


Fonte: Live Science via Notícias Cristãs

Os Símbolos natalinos e seus significados


Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Vamos então aos fatos!

I – O SIGNIFICADO DE “NATAL”
A palavra “Natal” - tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo. As Enciclopédias de um modo geral contêm informações sobre a origem sob os títulos “natal” e “dia de natal”. Consulte, por exemplo: a) Enciclopédia Católica, edição inglesa; b) Enciclopédia Britânica, edição de 1946; c) Enciclopédia Americana, edição 1944. É fato que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era.

II - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.

III - A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES
A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia... Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egipcios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”! Jeremias 10:2-4 - “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”

IV - O “PAPAI” NOEL E A PRÁTICA DE SE DAR PRESENTES ÀS ESCONDIDAS
O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes“as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!

V - A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA
Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a “guirlanda” na cabeça! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!

VI - VELAS OU LUZES
O Uso de velas é um ritual pagão dedicado aos deuses ancestrais. A vela acendida está fazendo renascer o ritual dos solstícios, mantendo vivo o deus sol. Não tem nenhuma relação com o candelabro judaico (ou Menorah). Mais recentemente, em lugar das velas passou-se a adotar velas elétricas, velas à pilha, e, finalmente, as luzes - o sentido é o mesmo!

VII – PRESÉPIO
O presépio é um altar a Baal, consagrado desde a antiga babilônia. É um estímulo à idolatria! Os adereços encontrados no chamado presépio são simbologias utilizadas na festa do deus sol. O Presépio estimula a veneração das imagens e alimenta a idolatria… Em Êxodo 20:1-6, lemos:- “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso misericordia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”; em I Cor 10:14-15 está escrito: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”.No Brasil a abertura da comemoração do Natal é feita com uma famosa “Missa do Galo”, a qual é celebrada sempre diante de um presépio, um "altar consagrado", cujas figuras estão relacionadas com a Babilônia, e não com a realidade do Evangelho.

Eu, particularmente gosto dessa época a família se reúne os amigos aparecem, no trabalho acontecem as confraternizações de final de ano e coisas desse tipo que os irmãos sabem muito bem. Sabemos que não há mandamento ou instrução alguma na Bíblia para se celebrar o nascimento de Cristo! Somos orientados sim a lembrar da sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (I Cor. 11:24-26; Jo. 13:14-17). Não é errado desejar um feliz Ano Novo para alguém, porém agora que sabemos da origem pagã dos símbolos e práticas do natal, não se mostra adequado desejar tão somente: “Feliz Natal”, sobretudo ao não cristão! Seria mais conveniente se disséssemos algo mais ou menos assim: "Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe nestes dias..."; ou "Desejo bênçãos abundantes do Senhor sobre a sua vida neste natal."; ou ainda: "Que Jesus Cristo encontre hospedagem no seu coração e possa nascer na sua vida neste natal". Penso que, a exemplo da chamada "semana santa" em que as Igrejas sempre souberam aproveitar bem para evangelizar, podemos e devemos aproveitar a semana natalina para realizar cultos evangelísticos genuinamente cristãos, e anunciar ao mundo o verdadeiro sentido do natal, que poderá até começar com a manjedoura, mas deverá incluir sempre a história da cruz!

Não pensem os irmãos que sou um daqueles críticos "anti-natalinos", pois como escrevi gosto desses dias festivos. Mas fica para nós Cristãos o trabalho de por esses dias aproveitar para falar do nascimento do Salvador e sua missão aqui na terra. Apresentar Jesus às pessoas como a Verdade que liberta, como profetizou Isaias no cap. 61. 1- O espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
2- a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nossos Deus; a consolar todos os tristes;
3- a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Desejo aos irmãos boas festas e que aproveitemos esses dias para falar de nosso Senhor Jesus.
Deus vos agracie!

Quando foi sua última oração?


O pastor fêz essa pergunta um dia desses na igreja que congrego, e eu parei e pensei, orei hoje durante o culto no momento do louvor congregacional. Mas ai derrepente me veio a mente que não era isso que ele estava perguntando, entendi e de uma maneira muito dolorosa. Ele estava se referindo a uma vida onde a oração é constante, em todos os momentos. Precisamos compreender certos assuntos relacionados com a oração verdadeira se queremos que nossa oração seja eficaz. De certa forma a oração é um mistério, embóra não incompreenssível. Por meio da oração, Deus realiza seu propósitos, as intenções de satanás são destruídas, e a pessoa que ora é grandemente benefíciada.

Vejamos alguns ensinamentos de Jesus sobre oração:

Orar pelos que vos perseguem. (Mt 5-44)
Jesus nos incita a orar. (Lc 11-9,13) {incitar: Provocar, desafiar, estimular)
Orar sempre e não desanimar. (Lc 18 1,8)

Oração na vida de Jesus:

Jesus orando na multiplicação dos pães. (Mt 14-23)
Jesus orando no getsêmani. (Mt 26-33)
Jesus orando após muitas curas. (Mc 1-35)
Jesus orava em lugares solitários. (Lc 5-16)
Jesus orando na escolha dos doze apóstolos.(Lc 6-12)
Jesus orando e depois falando de sua morte.(Lc 9-18)
Jesus orando no monte da trasfiguração. (Lc 9-28)
Jesus orando a quem podia livrar-lhe da morte. (Hb 5-7)

Oração nas cartas do NT:

Não sabemos orar como convém. (Rm 8-26)
Pedir bençãos pela oração. (Fl 4-6)
Orar sem cessar. ( ITess 5-17)
Orar pelas autoridades. (ITm 2-1,2)
Orar em todo o lugar, sem ira e contendas. (ITm 2-8)

Eis o que alguns homens de Deus falaram a cerda da oração:

"Ore por granades coisas, espere por grandes coisas, trabalhe por grandes coisas, mas acima de tudo, ore." (R. A. Torrey)

"A oração é uma chave essêncial para o crescimento espiritual." (Jonh F. MacArthur Jr)

"A oração é a repiração vital do crente." (Jonh F MacArthur Jr)

"Trabalhem como se tudo dependesse de seus esforços, e orem como se tudo dependessem de suas orações." (General Booth, fundador do exército da salvação).

A oração é um dos maiores poderes neste mundo. Mas ela sempre deve ser acompanhada pela fé, por uma vida santificada e, essencialmente, deve ser motivada pela liderança do espirito Santo na vida do crente. Todos nós deveriamos estudar a vida de homens como, Abraão, Moisés, Elias, Charles Finney, D. L. Moody, John Wesley, George Müller (conhecido como o "Príncipe dos intercessores").

Oremos a Deus para que o milagre da oração seja uma realidade em nossas vidas e igreja. Mas para que isto se torne uma realidade efetiva e incontestável, precisamos fazer somente uma coisa: ORAR.

Graça e paz!

Perdão?



Perdão?
A aliança garante!

Você se lembra que nas profecias de Ezequiel e Daniel houve menção ao remanescente, aqueles que guardaram a aliança? Após muito tempo no exílio, alguns voltaram a jerusalém para cuidar da reconstrução do templo. E encontraram destruição total, o templo foi saqueado, tudo de valor foi levado como despojo para Babilônia e agora eles não tinham nada. O que fazer? Como poderiam continuar ou acreditar na reconstrução? O povo de Israel sofreu por ter abandonado ao Senhor. Mas Deus é fiél e cumpre com sua palavra, Deus fez aliança com Abraão e a confirmou na vida de seus descendentes. Depois quando Moisés voltou ao Egito, ele falou que o havia enviado e que ele queria libertá-los, que "o Eu sou" se lembrava da aliança que havia feito com Abraão, Isaque e Jacó.(Êx 4.29,31). Em todas as coisas Deus é fiél, nunca se esqueceu da aliança, mas o povo se esqueceu de quantas vezes ele os livrou de quebrarem a aliança, de como levantava homens que os levavam adiante, mesmo em grandes dificuldades. Deus não abandona a sua aliança jamais. Mesmo que o homem a quebre, ele cumpre a sua palavra de perdão para os que se arrependem e se submetem a ele. Ele tem o controle sobre tudo, sobre judeus e gentios. Governa as nações, mesmo as que não o reconhecem como Senhor soberano. Deus usa pessoas para fazerem a ponte entre ele e os seus filhos, esses são símbolos do único e verdadeiro mediador. Por mais que estejamos tristes e sem esperança, é preciso lembrarmos das proméssas de Deus para com as nossas vidas. "Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;"

Deus recorda verdades para conosco:

Ele nos escolheu;

Ele nos amou;

Ele cumpriu suas promessas libertando seu povo;

Ele é fiel.
todos os casos notamos algo importante: Deus faz a sua parte em sua aliança. E nós? Fomos exortados a voltarmos para Deus, escutarmos sua voz, obedecermos. O que Deus espera de nós? O que faremos em relação a sua aliança? Em Êxodo 19:8 vimos a resposta que o povo deu a Deus:

"Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo."

Que haja hoje em seu coração a vontade e decisão de obedecer a Deus e assim cumprir a sua aliança.
Graça e paz

A mensagem real



Olá amados.

Tem um hino em nosso hinário presbiteriano(novo cântico), que eu gosto muito. A letra dele, nos faz saber qual é a nossa função como crentes em Cristo aqui na terra, ou seja, qual é a nossa função na obra de Cristo. Eu vou postá-lo aqui, e fazer algumas considerações.

*Sou forasteiro aqui, em terra estranha estou,
Celeste Pátria, sim, é para onde vou.
Embaixador por Deus, do Reino lá dos céus,
Venho em serviço do meu Rei!

*É a mensagem que me deu,
Provinda lá dos altos céus:
Que vos reconcilieis Com o Senhor, Rei meu!
Reconciliai-vos já com Deus!

*Por Deus mandado está, que o homem pecador,
Arrependido já, se chegue ao Salvador!
Pois quem o receber, no Reino vai viver.
Venho em serviço do meu Rei!

*Mais belo que um rosal, o lar celeste tem
A bênção imortal, o gozo eterno, além.
No céu tem galardão quem frui a redenção.
Venho em serviço do meu Rei!


Eu vejo tantos crentes sem saber qual é o seu papel na obra de Cristo, ficam meio que perdidos, são os chamados "em cima do muro". Fico pensando que o trabalho que Deus designou para o cristão seja: Anunciar Cristo e seu amor pelos pecadores, e muito mais coisas que a palavra de Deus nos ensina, portanto, é necessário dominar, manejar bem a palavra de Deus para poder saber o que falar. Somos embaixadores do Rei, é importante o crente entender isso. Qual é o papel do embaixador? Representar seu país, tratar de coisas referentes ao seu país no exterior. Somos forasteiros aqui, não temos nada com esse mundo, por mais que vivamos aqui não podemos nos apaixonar pelas coisas daqui, pois são meramente passageiras. Anuncia-se tão pouco o reino la dos céus, quantas pregações você já ouviu sobre esse assunto? Será que estamos tão envolvidos com esse reino aqui na terra, que acabamos esquecendo o Reino la do céu? Paulo disse:
" “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.
Ora, a questão é: O que Paulo está dizendo?
1. Ele diz que é possível haver pessoas que confessam que crêem em Cristo, mas que
confinam sua relação com Jesus apenas aos horizontes deste mundo. Ou seja: são
crentes do Cristo-Mundo.
2. Ele diz que é possível haver pessoas que confessam que crêem em Cristo, mas, ainda
assim, vêem-no apenas como um poder; um mestre; ou mesmo um “deus” para
consumo ou interesse. Ou seja: um “deus” do tipo grego, conforme o que se cria acerca
das divindades de Corinto. Como embaixadores devemos falar mais das maravilhas de Deus, de como tem feito maravilhas em nossas vidas. O pastor da igreja que congrego diz uma coisa engraçada, ele diz que tem muito crente que ao invés de ser embaixador de Cristo, trabalha para o "serviço secreto de Deus", tipo, ninguém sabe que é crente, se esquiva de falar de Cristo. Enfim, é preciso anunciar a Jesus, mesmo com toda correria de nossos dias é preciso encontrar tempo, pois a muitas almas para salvar, se não for por mim ou por você, por quem será?.

Graça e paz amados!

O que é bênção?

Opções administrativasEditar mensagem Adicionar tags
Cancelar
Excluir mensagem Editar postagens no blog Pergunta: "Eu gostaria de ter uma definição do que é bênção."



Resposta: Se você tivesse feito essa pergunta a Esdras ou Neemias, a resposta provavelmente seria curta e precisa: bênção é "a mão de Deus sobre nós."

Ambos usam essa expressão cerca de nove vezes, falando da "boa", "bondosa" e "poderosa" mão de Deus.

Desse modo, eles atingem o cerne da questão.

Também poderíamos dizer: bênção significa "Deus está conosco!"
No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus:

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes"
(Dt 11.26-28).

Para Israel, o povo terreno de Deus, são prometidas bênçãos terrenas.

A respeito, leia Gênesis 49.
A bênção para a Igreja de Jesus, o povo celestial de Deus, tem uma conotação celestial correspondente: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Ef 1.3).

A bênção de Deus – "Deus conosco" – tornou-se homem em Jesus Cristo!

Por isso também podemos descrever a idéia de bênção como sendo "a ação de Deus com uma pessoa para atraí-la mais profundamente para Sua comunhão".

Isso significa que a bênção nem sempre é o que desejamos, mas em todo caso se trata do que é bom e salutar para nós!

Pois continua válido: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).

Quando crentes abençoam outras pessoas, isso significa que imploram a bênção de Deus sobre suas vidas.

Quando crianças são abençoadas na igreja em nome de Jesus, nós as colocamos sob a bênção do Senhor e as entregamos à fidelidade e à direção de Deus.

Ao abençoarmos o cálice e o pão na Ceia do Senhor, consagramos essas dádivas naturais da videira e do trigo para uso divino.

Graça e paz!

A criança é a melhor parte da humanidade

Olá amados, Deus vos agracie!!!

Hoje pela manhã tive uma grata surpresa, cheguei do trabalho e vi na minha mesa um papel, todo colorido e cheio de colagens com cartolina, tudo feito a mão. Era um presente para mim. Tinha até uma dedicatória que dizia "dedico este presente para o papai". Era do meu filho Fernando, ele tem apenas 7 anos mas é muito esperto. Fiquei muito feliz com o presente, feliz porque na noite anterior tinha brigado com ele e dado-lhe um castigo, fui até meio triste para o trabalho por conta disso. Então fiquei pensando, temos muito o que aprender com as crianças. Lembrei então do carinho que Jesus tinha por elas.

Primeiramente, a criança foi reconhecida por Jesus Cristo como a melhor parte da humanidade.

Quando perguntaram para Jesus Cristo quem era maior no reino, ele chamou uma criança.

Quando perguntaram para Jesus Cristo como é que faz pra entrar no reino, ele também chamou uma criança.

E ele disse que o maior no reino era quem fosse como uma criança; e ele disse que quem quisesse entrar no reino tinha de se tornar como uma criança.

Então a criança é entendida por Jesus Cristo como a melhor parte da humanidade, a melhor parte da vida humana.

Aqui está concentrado grande parte de todas as virtudes que Deus gostaria de ver vingando na humanidade.

Sendo isso verdade, localize nas crianças o que há de melhor - “o que Jesus elogiou nas crianças?” - e faça todo um trabalho para que ela possa crescer sem perder isso, isto é, a abertura de coração, a capacidade de perdão, a capacidade de fazer amizade, de reconhecer no outro um ser igual, independentemente da sua origem e da cor da sua pele – “é só mais uma criança que pode brincar comigo”.

Ajude-a a crescer brincando com todos, como ela brinca agora. Se você pegar uma criança e a colocar no meio de outra criança - não importa se ela tem a cor da pele diferente, os olhos diferentes ou o cabelo diferente - cinco minutos depois você já não vai saber mais diferenciá-las, porque elas estarão brincando: correndo juntas, chutando bola, brincando de esconde-esconde ou de boneca.

Trabalhe para que isso nunca se perca.

Graça e paz!

Perdão e misericórdia

Não Te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões.
Lembra-Te de mim, segundo a Tua misericórdia, por causa da Tua bondade,
ó Senhor. Sal. 25:7.




Essa oração de Davi faz parte do Salmo 25, cujo tema principal é a súplica do salmista para que Deus o guie pelos caminhos desta vida.

Mas Davi sabe que o pecado oculto torna impossível a direção divina.

Em certa ocasião, ele disse: “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor
não me teria ouvido.” Sal. 66:18.

Por isso, Davi suplica por perdão.

O pecado e a culpa destroem, amarram, escravizam.

Querer vencer guardando o mal no coração é como querer navegar sem soltar a âncora.

Existem pessoas que não percebem as raízes espirituais de sua vida fracassada.

Ao fazer um balanço de sua história, olham para todos os lados, menos para seu relacionamento com Deus.

Se o fizessem, descobririam que o grande problema não é falta de dinheiro, nem de oportunidades, não é a ausência de um título, um nome ou uma posição social.

A raiz de tudo é o pecado.

A Bíblia afirma que o pecado faz separação entre Deus e o homem.

Como pode um homem separado de Deus ser vitorioso?

Como pode voar, se o pecado cortou suas asas?

Como pode correr se os seus pés se afundam nas areias movediças?

Por isso, o salmista suplica:

“Não Te lembres dos meus pecados da mocidade”, quando vivia a vida louca, quando fazia as coisas sem refletir, achando que a juventude duraria para sempre.

“Nem das minhas transgressões”, porque ainda na idade madura, continuo
correndo atrás do brilho enganoso.

“Lembra-Te de mim, segundo a Tua misericórdia.”

Graças a Deus que existe misericórdia.

Que seria de você e de mim, se ela não existisse?

Por Sua misericórdia, Deus não nos dá o que merecemos.

Um coração perdoado é um coração que tem paz.

E paz é o que você precisa para que Deus possa colocar suas idéias em ordem e lhe dar a visão de um novo dia, de um novo caminho, e de uma nova oportunidade.

Por isso, hoje, diga a Deus:

“Não Te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões.
Lembra-Te de mim, segundo a Tua misericórdia, por causa da Tua bondade, ó Senhor.”
Graça e paz!

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor


Olá amados, graça e paz!
Depois de um feriadão maravilhoso com direito a praia, amigos, nada de samba e afins nos meus ouvidos hehehe, não tenho nada contra quem gosta, por favor. Então vamos ao que interessa:

O cristão não deve se dar por satisfeito com o conhecimento que ele já adquiriu acerca de Jesus. É preciso estar sempre disposto a conhecer mais e mais sobre essa pessoa tão maravilhosa. Aceitar a sugestão do profeta quando disse: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os 6.3a).

* É preciso entendermos quem é Jesus e qual foi a sua missão aqui na terra:
Desde que o primeiro casal pecou, Deus iniciou o processo do plano de redenção para a humanidade. A maldição que trouxe inimizade seria dissipada pelo descendente da mulher, que seria o Messias, o filho de Deus, enviado ao mundo em tempo determinado.

* Os profetas anunciam seu nascimento:
O profeta Isaías escreveu que Ele viria de uma linhagem real e ainda citou os nomes que caracterizaria a sua pessoa, setecentos anos antes do acontecimento(Is 9.6). Esse seria o homem chamado Jesus.
Aproximadamente quinhentos anos antes, Zacarias profetizou acerca da entrada triunfal em Jerusalém (Zc 9.9) e o preço da traição Zc (11.13). Miquéias predisse sobre o local do seu nascimento Mq(5.2)

* O nascimento de Jesus:
O nascimento de Jesus foi maravilhoso. Ele nasceu de uma virgem, e o óvulo fecundado não teve participação masculina. Um anjo apareceu à jovem Maria e lhe anunciou que dela nasceria um filho, concebido pelo Espírito Santo. E, no tempo determinado, Jesus nasceu em Belém, conforme a profecia indicara (Lc 2.11,15)

* Jesus, o homem perfeito:
Jesus desafiou os seu inimigos ao perguntar aos fariseus quem dentre eles tinha condições de condená-lo ou acusá-lo de qualquer pecado (Jo 8.46). Jesus é perfeito, sem mácula, sem pecado.

* A morte e a glória da ressurreição:
Jesus pagou o preço de resgate da humanidade, lá no calvário. Todo castigo e condenação que o homem merecia foi imputado a Jesus que se deu como garantia para o resgate.

* Afinal, quem é Jesus:
O homem chamado Jesus excede todo o entendimento humano! Ele é o filho unigênito de Deus; é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim; é o Verbo que se fez carne e habitou entre os homens. É o Leão da tribo de Judá, a raíz de Davi; é também o Lírio dos vales, a Rosa de Saron; a resplandescente Estrela da manhã; é o Rei todo poderoso e Senhor dos Senhores. É o amigo nas horas incertas; Ele é tudo para todos, é o cabeça da Igreja; Ele é o Justo Juiz. Ele é o Rei eterno, imortal e o seu reino não terá fim.
Textos bíblicos referentes: (Mt 16.16; Jo 3.16)-(Ap 22.13)-(Jo 1.14)-(Ap 5.5)-(Ct 2.1)-(Ap 22.16)-(1Tm 6.15)-(Jo 15.15)-(Is 9.6)-(Ef 5.23)-(2Tm 4.8)-(Dn 7.27)

O Cristo, que veio à terra e tomou forma de homem e de servo, sendo humilhado e ridicularizado chegando até à morte de cruz, ressuscitou glorioso e foi para o céu.

Quem é Jesus? Quem é Jesus e por que isso é tão importante?
Vivemos numa época de pluralismo religioso e relativismo moral. A filosofia espiritual popular, especialmente após os acontecimentos de 11 de Setembro, é que todos os sistemas de crença religiosa, contanto que sejam sinceros, são iguais. Escolha um para seguir de todo o coração e você vai chegar ao céu. Isso é o que o mundo acredita, mas Jesus ensina o contrário. Portanto, temos que analisar quem Jesus é ao ponderar sobre algumas perguntas que as pessoas frequentemente fazem sobre ele. As respostas são encontradas na Bíblia, a evidência histórica em que as pessoas têm confiado por mais de 2000 anos.

Prossigamos em conhecer a o Senhor!!!!
Deus vos agracie!!!

A importância da Bíblia



Olá amados, Deus vos agracie!

O que é a Bíblia para você? Será que entendemos a importância da Bíblia na vida do crente?

Não crescemos espiritualmente por um motivo bem óbvio, não lemos a Bíblia, até lemos, mas não da forma que deve ser lida. Encontramo-nos em meio ao cumprimento de profecias bíblicas e assistimos continuamente à realização do que foi predito há muito tempo atrás nas Escrituras. Por essa razão, quero chamar a atenção para a importância e o poder renovador da Palavra de Deus.

"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (Jo 8.31). – "Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço" (Sl 119.165).

A Bíblia produz efeito por si mesma de maneira sobrenatural: através da ação do Espírito Santo, suas palavras, suas expressões e seus ensinamentos moldam nosso comportamento e nossos pensamentos, de modo que passamos a refletir o caráter de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo em nossa maneira de viver. Assim, somos influenciados até às profundezas de nosso ser.

Não, não há nada surpreendente nesse processo. Tudo é incrivelmente simples – mas funciona! E é dessa forma que aumenta nosso conhecimento bíblico e passamos a viver diariamente segundo os ensinos da Palavra de Deus.

Quando um recém-convertido fica admirado diante do grande conhecimento bíblico de alguém que já é cristão há mais tempo, talvez não saiba que se trata simplesmente do fruto da aplicação persistente do mais simples de todos os métodos: a leitura do Livro dia após dia, o que torna seu conteúdo cada vez mais familiar.

Devemos também enfatizar constantemente que a Bíblia é nossa "única regra de fé e prática". Nenhuma experiência ou revelação tem qualquer valor se não houver claro fundamento bíblico.

A Palavra de Deus é viva e gera crescimento! Se nos alimentarmos dela diariamente, seremos fortes em todos os sentidos.

O profeta Daniel disse: “O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas” (Dn 11.32).

Ele está ligado intimamente à Sua Palavra, por isso, João se refere a Deus como o Verbo (Jo 1.1). Desta forma, podemos conhecer a Deus através de Sua Palavra e nos encher Dele através da revelação das Escrituras Sagradas.

Jesus Cristo disse que a vida eterna está em conhecê-lo cada vez mais. O apóstolo João viu numa visão celestial que Cristo é a Palavra revelada. “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Ap 19.11,13).

Sendo assim, dê lugar para que a vida de Cristo cresça dentro de você e a Palavra tome conta de seu espírito, alma e corpo. Paulo orou por isso, dizendo: “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria” (Cl 3.16). Esta palavra é espírito e vida, por isso é capaz de reproduzir a vida de Cristo e trazer saúde ao Seu corpo que é a Igreja.

Lucas testemunhou que nos primeiros dias da igreja primitiva “a palavra de Deus crescia e se multiplicava” (At 12.24). O impacto da palavra pregada com autoridade e poder gerava novas conversões e transformações genuínas em toda a sociedade. Um verdadeiro avivamento cobriu a terra. Vidas foram salvas, curadas, libertas e transformadas pelo poder de Deus. “Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia” (At 19.20). Não há quem possa impedir os decretos divinos. Por isso, “instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento” (Pv 9.9).

Graça e paz!

ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR



Você precisa buscar a Deus diariamente e frequentar a Sua casa semanalmente. Este investimento é indispensável para o seu crescimento espiritual. Afinal, o seu relacionamento com Deus determinará a sua qualidade de vida em todos os sentidos.

Estabeleça o alvo de estar com Ele todos os dias, seja fiel e disciplinado. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (Jo 5.39). Separe um tempo para ler e estudar a Bíblia todos os dias. Depois de ouvir a Deus através da Sua Palavra, responda com a sua oração.

Você crescerá na graça e no conhecimento do Senhor e esse conhecimento transformará a sua vida. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17.3). Ele nos faz verdadeiramente livres! Mas não se engane: tudo isso depende da sua busca pessoal. Além da sua dedicação diária, assuma um compromisso com Deus de frequentar a igreja semanalmente. O salmista disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Sl 122.1).

Há quem pense que a igreja é dispensável e que é possível servir a Deus apenas em casa. O fato é que somos um Corpo e precisamos do apoio dos nossos irmãos. A brasa fora da fogueira se apaga, por isso “consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros” (Hb 10.24,25). Seu compromisso com Deus e com a Igreja trará crescimento e amadurecimento em todas as áreas de sua vida. Fazendo isso você irá muito além das bênçãos e se tornará uma pessoa frutífera e verdadeiramente abençoada.

Graça e paz!

Terra Seca e sem perspectiva? Jesus é a solução!



(Isaías 45:8)- Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei.

Abra-se a terra e produza Salvação. Para se ter uma vida verdadeiramente frutífera em Cristo é necessário que se abra a terra que está dura, seca sem perspectiva de absorver sequer uma gota do orvalho que cai sobre ela. Terra sem esperança, assolada e desiludida. Esta terra é o coração de muitos de nós.


Em nossa vida, a terra seca significa a falta de esperança, a descrença no agir de Deus. Na terra seca nada vive, nenhum animal ou planta, a terra seca é um lugar de morte pois nela não há vida, quando nos encontramos nesse lugar, nos esquecemos que Deus é um Manancial de águas vivas! Se estivermos com Ele, Ele jorrará aguá na terra seca e ela se tornará uma terra fértil e abençoada, a bênção de Deus é essa água que nos traz esperança e força, se Deus te deu uma terra seca, é porque ele sabe que você é capaz de mudar essa situação, ele sabe que você pode buscá-lo e se o buscar Ele te dará o que é preciso para vencer.
A Terra seca é sinônimo de morte, mas a vitória sobre ela, é sinônimo de vida.

Quantos corações torturados por erros, culpas, decepções amarguras, uma terra seca, maus tratos, um coração seco e sem vida. Há situações que o coração está de tal forma como a Igreja de Sardes, tem nome de quem vive, mas na verdade está morto! Bate na verdade porque a vida não o quer deixar.

Mas Deus nos surpreende, no mesmo profeta Isaías 44.3 ele diz: Derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca. Preste atenção: Derramarei água sobre o sedento e rios (no plural) sobre a terra seca. Mas é necessário que a terra se abra, porque se não abrir pode cair sobre ela até mesmo uma tempestade que dará uma aparência de regada, mas a sua raiz ainda continuará seca e pelo castigo do Sol abrasante perderá qualquer aparência de regada num breve momento. A única coisa que você precisa fazer no tempo que se chama hoje é abrir seu coração. Abra-se a terra e produza-se salvação.

Porque não resta outra coisa para o homem caído ou abatido a não ser abrir o coração. Por nós mesmos não conseguimos sair desta situação. O profeta Isaías diz: “Nós somos como o imundo e a nossa justiça, como trapo de imundícia, porque todos nós caímos como a folha e a culpa como vento nos arrebata”, Jeremias expressa: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso, quem o conhecerá?”, O salmo 7 verso 15 revela a situação de muitos: “Cavou um poço e o fez fundo e caiu na cova que fez”; e outra vez por Jeremias a Bíblia diz “De que se queixa pois o homem vivente? Queixa-se cada um dos seus pecados”; o Apóstolo Paulo fala algo irrefutável “O bem que quero fazer isto eu não faço e o mal que eu não quero fazer isto eu faço, miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?!” No livro do Patriarca Jó a Palavra inerrante do Eterno ainda acrescenta “Como pois seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? Até a lua não resplandece e as estrelas não são puras a seus olhos, e quanto menos o homem que é um verme e o filho do homem que é um bicho!”

Por isso que a Salvação vem do alto. Destilai vós céus, donde? destas alturas. É do alto que vem o nosso socorro. Certa vez vi na televisão uma Jibóia levando um cachorro para o rio já totalmente enrolada no animal. Alguém ouviu a tempo o “clamor” do cão e o arrebatou da serpente!!! Está totalmente enrolado e sem defesa? Se ficar, calado parará no fundo do rio! Mas clame, abra o coração, pois Jesus já venceu a grande serpente!

Quando o homem ou a mulher se deixa convencer pelo Espírito Santo que precisa de uma obra urgente no seu coração a terra se abre e lá de cima Deus, o Pai faz chover na terra. Esta chuva quem manda é Deus. “E as nuvens chovam justiça” diz o versículo. Interessante é que neste versículo não chove água e sim “justiça”. O profeta Oséias diz: “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós” Oséias 10:12 e ainda por Oséias: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. “(Oséias 6:3). A chuva de Deus que rega e refrigera o coração de toda e qualquer pessoa chama-se Cristo, justiça nossa!!! É a Santa Trindade em ação neste versículo: O Espírito Santo convencendo o homem, a ponto deste abrir o coração, Deus liberando das alturas seu plano e a Justiça maior chamada Cristo inunda o coração deserto do desesperado e aflito. Quem ama como Deus? Quem trabalha por nós como o Fiel?

Assim como a terra seca, muitas vezes nossa vida também anda ressecada pelos problemas. Em muitos momentos nos sentimos fracos, cansados, desanimados e, porque não dizer, secos frente aos constantes abalos que sofremos.
Por isso, ainda é tempo de orar pedindo chuvas. Precisamos muito de chuvas em nossas vidas sedentas da água de Deus. Em meio a nosso clamor é preciso perceber que Deus nos dá em Cristo “água viva”. Jesus é chuva de Deus no nosso “eu terra seca”.

Em Jesus o próprio Deus rega a sua terra e a sua gente. Enriquece-nos com os dons necessários para a transformação do nosso mundo e nos convida a semear novo tempo, servindo uns aos outros com a paz que Cristo nos ensinou. A nós, sedentos por um novo futuro, Jesus diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.37-38). É Deus que em sua graça nos visita e mata nossa sede. Cristo é chuva que nos amima a produzir e partilhar os frutos de sua paz na certeza de que também nós somos cooperadores nesta tarefa de levar “água viva” a todos que têm sede.

Graças a Deus pela água da vida que inundou nossas vidas. Em Jesus temos um manancial de águas onde podemos nos abastecer! Aleluia!

graça e paz!